Como escolher um professor de inglês?
@yussefheluany

Como escolher um professor de inglês?

Resolução de início de todos os anos: aprender inglês! E assim começa uma odisseia na escolha do professor. A primeira coisa a se discutir é se, de fato, o professor com quem você fará as aulas é, além de formado no idioma, licenciado em Letras com habilitação em língua inglesa. É importante e necessário que o docente possua uma certificação internacional no idioma. Atualmente, existem inúmeras pessoas que usam do conhecimento da língua, adquirido enquanto estavam no exterior, para ministrar aulas simplesmente como complemento de renda. Durante o dia trabalham em empresas ou em outros afazeres e após o horário comercial ministram aulas particulares ou em institutos de idiomas. Pergunto: quanto tempo é dispendido por esse instrutor para preparar suas aulas e qual o tipo de qualidade e conhecimento didático possuem as suas lições?

Outro ponto importante a se considerar na busca por um professor de língua estrangeira é o do famoso native. Isto é, indivíduos de nacionalidade de língua inglesa, por exemplo, que se acham aptos a lecionar o idioma em países estrangeiros ao seu. Defendo que impertinência de tal prática, pois, repito, a didática adquirida em um curso superior de licenciatura ou mesmo os aspectos formais da língua em que se vai ensinar aprendidos no curso de Letras são importantíssimos para uma troca efetiva e honesta de conhecimento. Dessa forma, ressalto que o que o qualifica a dar aulas de idiomas é seu diploma e não sua certidão de nascimento. Você vai para outro país e a primeira coisa que você faz é procurar alunos ou escolas para dar aulas de português? Eu era marceneiro, cozinheiro, office-boy aqui no Brasil e agora sou professor de português na argentina?! Com que formação?

O terceiro, e mais importante, é se seu professor estuda, vai em busca de atualização, se se qualifica por meio de cursos, certificações, se acompanha a evolução da língua ou se, simplesmente leciona por meio de livros, não conseguindo explicar a língua em funcionamento. Eu, sinceramente, não consigo entender como os alunos ficam vários anos esperando, quase que um milagre, para se tornar, de fato, fluente no idioma, no caso aqui, o inglês e, mesmo dispendendo tanto tempo e dinheiro, não consegue uma desenvoltura na língua estrangeira em questão. Se você está há um semestre estudando e não consegue ver resultados plausíveis, mude enquanto é tempo! Ou perderá seu tempo e dinheiro. Se ficar 4 ou 5 anos estudando, o valor pago daria para fazer aquela tão sonhada viagem! Faça a conta!

Atualmente, por meio da internet você encontra aulas com diversos professores e com os mais variados preços. Em várias plataformas há pessoas gravando e disponibilizando vídeos com aulas em inglês. Muitas vezes, as informações disponíveis são incoerentes e você acaba por aprender de forma incorreta. Para não dizer dos vários cursos online que prometem mundos e fundos, você os compra, mas nunca consegue finalizá-los.

É como comprar um tênis em promoção: você busca qualidade ou preço? Você verifica a procedência? Pede nota fiscal? Um dia aquele mesmo tênis comprado em promoção pode lhe ocasionar uma lesão irreparável, ou ainda, vários gastos com medicamentos e fisioterapia. Faça uma pesquisa! Seja crítico! Certamente com esses passos, você fará a melhor opção. Gramática nunca ensinou ninguém a falar inglês!

Roseluce Raposo de Melo

Engenheira em Segurança no Trabalho | Gestão em Segurança no Trabalho | Liderança de Equipe | Auditoria | Perícia Trabalhista | Perícia Previdenciária | Insalubridade | Periculosidade | Gestão Ambiental | Gestão do SESMT

1 a

Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos