Como está a saúde mental de sua Equipe?

Como está a saúde mental de sua Equipe?

Iniciando o mês aproveitei para fazer uma reflexão, sobre o papel da liderança na saúde mental dos seus colaboradores.

 Estamos no mês do Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio. E você Gestor sabe dizer como anda a saúde mental dos seus colaboradores? Sabe responder se algum integrante de sua equipe esta passando por alguma dificuldade pessoal ou familiar? Consegue afirmar se o ambiente de trabalho não esta causando nenhum stress excessivo ou uma angustia ao chegar ou um alivio ao sair dele?

Refletir sobre essas perguntas diariamente e conversar com sua equipe sobre esses assuntos é um dos principais papéis das lideranças, saber ouvir as dificuldades do trabalho e possíveis problemas particulares que estão afetando a saúde mental do seu colaborador é um papel que vai além do líder, é um ato de cidadania.

No cenário econômico que se encontramos e o mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão buscando otimizar e aperfeiçoar as equipes para maior eficiência operacional e consequentemente conseguir melhores resultados ou apenas lutando para manter as portas abertas. A pressão por resultados é inevitável, o acumulo de funções em muitas vezes é uma pratica normal no ambiente de trabalho, a busca pela excelência em todos momentos é uma cobrança diária e alem dessas situações o profissional tem uma vida fora do trabalho, que em muitas vezes pode ser mais desafiadora ou complicada que o próprio ambiente corporativo.

Por este e outros motivos que o Gestor de equipe precisa estar atento e ouvindo seus colaboradores, pois um ambiente hostil com cobranças excessivas por resultados, gestão por conflitos, e um líder mau preparado para liderar pessoas podem contribuir para o suicídio de um colaborador.

Ser líder é muito mais que ter bom resultados, vai alem de fazer gestão de equipe, precisamos estar atento aos fatores internos e externos que contribui para a saúde mental de sua equipe, além de ser um profissional são pais, mães, esposas, maridos, filhos e podem estar precisando de você para assuntos não relacionados ao trabalho, por isso fique atento e converse com sua equipe, promova um ambiente positivo, valorize os acertos e acolha os profissionais nas falhas, celebre a diversidade e esteja sempre disposto a ouvir. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos