Como estar preparado para a nova fase das redes sociais?
Revisando o que aconteceu recentemente:
Você deve ter acompanhado, nos últimos dias, as mudanças anunciadas pelo Mark Zuckerberg (se não acompanhou continua lendo que vou citar algumas). A ideia do papai Zuck é deixar as suas ferramentas mais humanas. Ele reconheceu que a empresa não tem a melhor reputação no quesito privacidade, por isso as mudanças vêm aí!
São várias as novidades apresentadas pelo time do Facebook. Todas elas são voltadas a elevar o fator humano, algo que tem sido discutido nos últimos anos com a ascensão das redes sociais.
(fonte da imagem: https://pplware.sapo.pt/redes_sociais/novidades-facebook-conferencia-f8/)
O foco desse texto não é falar muito sobre as novidades, mas dar dicas de como aproveitar essa nova fase. Por isso vou dar um resumão aqui:
Mudanças Facebook:
Novo visual, Facebook Dating, maior foco nos grupos (com recursos exclusivos para cada tipo de grupo) e, a função que mais gostei, “encontre novos amigos”. Ferramenta parecida com a que o Linkedin já utiliza!
Mudanças Messenger:
Será integrado ao whatsapp e Instagram, além do Facebook. Ele promete ser o app para conversação mais leve e rápido do mercado. Ganhará uma versão oficial para Desktop. Terá uma função para que amigos possam assistir vídeos simultaneamente (a coisa mais legal, na minha humilde opinião).
Mudanças Instagram:
O Instagram é a rede que teve a mudança mais discutida dos últimos dias: esconder os likes das fotos. A equipe de Zuckerberg estuda uma forma de deixar os likes visíveis apenas para quem postou a foto. A ideia é diminuir a corrida por likes e valorizar o conteúdo das postagens.
Outras mudanças que virão são: novo software para a câmera, novas figurinhas para doações, função de compras sem sair do app.
Você pode conferir informações mais detalhadas clicando aqui.
Mudanças no Whatsapp:
Aqui terão menos alterações, entretanto, são alterações que irão gerar grandes avanços na utilização do app. Será disponibilizada a função de pagamentos e envio de dinheiro pelo próprio app. Além disso, o Whatsapp Business terá a opção de catálogo na qual será possível mostrar seus produtos para os seus funcionários.
(fonte da imagem: https://pplware.sapo.pt/redes_sociais/novidades-facebook-conferencia-f8/)
Agora, o que podemos esperar dessas mudanças?
As redes sociais estão voltando seu foco para o lado humano. Isso significa que não basta estar presente nas redes sociais, é preciso se mostrar presente! A geração de conteúdo será muito valorizada, desde que seja conteúdo relevante para o seu público.
Atualmente há uma boa parte das empresas deixando de lado o Facebook por conta da estagnação em que a rede se encontra. Mas, diferente do que aconteceu com o Orkut, a rede está se reinventando e seguindo a tendência do mercado.
É possível que com essas alterações propostas pelo Mark, o Facebook volte a ter mais engajamento e mais interesse por parte das empresas. Entretanto, é preciso analisar qual a maneira correta de atingir seu público na rede.
O Instagram sempre teve maior valorização do conteúdo e de boas imagens, portanto, isso deve continuar e a tendência é aumentar a apreciação dos bons conteúdos. O ponto que pode gerar conflito aqui é quanto as curtidas. Caso elas sejam realmente escondidas, é possível que os usuários deem menos likes. É preciso então repensar a maneira de medir a qualidade e engajamento da rede.
Numa avaliação geral, as redes do Mark, estão avançando no quesito interação. O Facebook terá um foco maior na privacidade e no trabalho com os grupos. Ou seja, irão trabalhar mais com as pessoas. O Messenger vai ser responsável por criar a interação entre as redes, facilitando a comunicação entre as pessoas. O Instagram está trabalhando para diminuir a ansiedade causada pela espera de likes nas pessoas e, por fim, o Whatsapp irá trabalhar a forma de agilizar as vendas e pagamentos, deixando vendedores e compradores mais unidos.
Reparou que todas as redes estão pensando nas pessoas?
Para estar preparado (a) para essa nova fase há um pequeno passo a passo que, eu acredito, ser necessário:
Passo 1
Estudar seu público, conhecer as necessidades e estar presente nas vidas do seu consumidor. Não se deve ser invasivo, seus conteúdos deverão atingir todos os tipos de clientes.
Passo 2
Investir no lado humano da sua marca. Se você quer gerar conteúdo para seus clientes, primeiro você deve preparar as pessoas da sua empresa. Você não pode vender algo em que não acredita ou que não aplica em sua vida.
Passo 4
Reparou que mudei do passo dois para o passo quatro? Isso foi só pra lembrar de prestar atenção em tudo, seu cliente quer a sua atenção, cuide bem dele!
Passo 5
Não ache que você pode fazer tudo sozinho. Tenha pessoas qualificadas para cuidar da sua marca. Você deixaria qualquer pessoa fazer uma cirurgia em você? Aposto que não! Então por qual motivo você deixaria qualquer pessoa cuidar do marketing da sua empresa? É um setor delicado e qualquer erro pode representar um grande prejuízo!
Finalizando...
Espero que esse artigo tenha aberto sua visão quanto às mudanças que estão vindo aí! Quanto antes você preparar sua empresa para receber essas mudanças, antes os resultados virão. Esse é o momento certo para analisar e realizar as mudanças necessárias! Se ficou com alguma dúvida é só clicar aqui e vir conversar!
Coordenadora Administrativa | Hennings Mangueiras e Conexões Hidráulicas
5 aParabéns pelo artigo Douglas.
Coordenador de Conteúdo SEO na Neil Patel Brasil | SEO Content Coordinator Brazil at NP Digital
5 aMuito bom o artigo! É bom parar pra pensar não apenas nas mudanças realizadas, mas em como nós podemos nos adaptar a elas para utilizar de forma ainda melhor seus recursos. Gostei bastante das mudanças, mas o que as empresas queriam era muito mais simples: ser lido por quem segue sua página, sem precisar pagar :)
Senior SEO Strategist
5 aParabéns pelo artigo Douglas, realmente é interessante ver a preocupação do Facebook em se reinventar e mais interessante ainda é priorizar o lado humano das pessoas. Com certeza essas mudanças iram trazer grandes impactos para quem utiliza a rede para se entreter e também para os geradores de conteúdo!