Tudo o que você precisa saber sobre as novas mudanças no feed de notícias do Facebook
O feed de notícias do Facebook é uma lista de atualizações que você vizualiza em sua timeline (home page) no Facebook. O feed de notícias do Facebook mostra as atualizações de todas as pessoas em sua lista de amigos e as atualizações das páginas que você curtiu e logicamente todos os anúncios que amamos fazer pra ganhar nosso dindin. Mais de dois bilhões de pessoas usam o Facebook mensalmente, o que é mais do que a população da China. Então é muito fácil entender a importância que o Facebook dá ao priorizar e incentivar uma interação mais significativa entre "pessoas", em vez das notícias de marcas e os nossos anúncios de negócios. Mark Zuckerberg anunciou recentemente algumas mudanças no feed de notícias e ainda que tenha perdido 3BI de doletas - Isso pra ele é sem dúvidas "um troco" na acepção literal da palavra - , Tio Mark manteve o prego batido e a ponta virada dizendo que o feed de notícias agora vai afetar dramaticamente como as pessoas interagem com a sua rede social.
Anúncio do Facebook para as mudanças do Feed de notícias
O Facebook está mudando seu algoritmo do feed de notícias. Hoje você pode ver anúncios e conteúdo de marca, empresas e os meios de comunicação principalmente sendo veiculados no feed de notícias. De acordo com o recente anúncio feito por Zuckerberg & Cia, o feed de notícias vai começar a mostrar menos artigos, menos conteúdo e menos anúncios de marketing. Assim, a mudança é para priorizar conteúdo de familiares e amigos, menos conteúdo de publicidade em prol de interações sociais mais significativas. Isso se resume em mais mensagens de amigos e familiares e menos conteúdo e consciência de marca.
Mark Zukerberg explica as grandes mudanças que estão chegando ao feed de notícias do Facebook.
A mudança vai ser profunda, porque no últimos anos o Facebook perdeu literalmente o seu significado de ser um site de rede social para conectar amigos e familiares para se tornar um dos maiores distribuidores de notícias e fornecedor de espaço para publicidade do mundo. Esta é a razão pela qual o Facebook vai retomar (em tese) o algoritmo do newsfeed de 2010, quando a rede social priorizava o compartilhamento entre os amigos e aos amigos dos amigos.
O aparente retrocesso é uma mudança drástica necessária para retomar o rumo do Facebook como rede social no seu conceito primário, que é fazer as pessoas estarem mais próximas umas das outras. A nova meta do Facebook é ter interações mais significativas e relevantes entre amigos e amigos de amigos.
O número de postagens e as atividades que aparecem destacadas nas barras laterais tornaram-se maiores. De acordo com as novas mudanças, visualização da barra lateral vai se tornar um dos aspectos mais importantes e é um dos focos da equipe de desenvolvimento do Facebook.
Benefícios da mudança para o novo (ou velho) feed de notícias
Há alguns benefícios para a mudança que vai acontecer com os posts que aparecem no seu, no meu e no nosso feed. De acordo com Zuckerberg, um dos princípios mais importantes do Facebook como rede social de 800 milhões de usuários no mundo é o de conectar amigos e familiares. O aumento no compartilhamento dos artigos de notícias, marcas e negócios tem afetado significativamente esse princípio e criou um desequilíbrio entre o significado do termo “mídia social“. O Facebook é para conectar as pessoas e as pessoas geralmente são mais felizes quando usam a rede do Facebook para fazer “mídia social” para se conectar com seus pares e as pessoas que são importantes.
Apesar do novo algoritmo do Facebook em 2018 não ter a missão ou objetivo de penalizar as páginas de negócios, o impacto será inevitável no médio prazo para as grandes marcas anunciantes com fanpages de negócios. Pequenos anunciantes não deverão sofrer um grande impacto com relação ao alcance de suas publicações, mas a mudança será significativa em outros aspectos. A mudança no algoritmo do Facebook foi concebida para manter postagens das páginas de notícias e páginas corporativas fora de seu feed de notícias - priorizando nesse caso a barra lateral? Não podemos afirmar categoricamente, mas o Facebook não tem interesse em perder ou deixar de atender seus anunciantes, as mudanças, como qualquer outra, demanda tempo para inferir sucesso ou fracasso. Se você trabalha com vídeos, poderá começar a criar conteúdo de vídeo estilo Quizz, do tipo perguntas e respostas para obter mais envolvimento com sua marca.
Se as mudanças parecem ser catastróficas para os grandes anunciantes e produtores de vídeo viral, o Facebook parece entender bem que a demanda é grande e tem políticas de desenvolvimento de novos produtos alinhada para atender as necessidades de seus usuários em todos os níveis. Podemos inferir isso pelo vazamento recente e aparentemente de forma acidental do seu novo app de compartilhamento de vídeos, o Slinghshot. expressando agora minha opinião particular e pessoal, conjecturando cá com meus botões, pensei em 3 possibilidades: Houve falha na comunicação ou, Esqueceram a batata quente no colo do estagiário ou… Tudo não passa de uma bela jogada de marketing. Se o Slinghshot não obtiver o sucesso esperado, o Facebook pode argumentar que o lançamento foi um acidente e que o aplicativo não estava pronto para ser lançado no mercado.
Em se tratando de redes sociais bilionárias com uma base mundial de mais de 800 milhões de usuários no mundo, não dá para disponibilizar versões de apps em fase beta sem comprometer a saúde da marca - Só a apple é capaz de fazer isso com seus gadgets e smartphones com grande sucesso e elegância. As pessoas entram numa fila de espera enorme, pagam para ser um dos beta-testers da marca e ainda saem rindo se achando um dos Top das Galáxias! - então… um lançamento acidental de vez em quando viria muito bem a calhar. rsrsrs.
Se quiser saber mais sobre o lançamento aparentemente acidental do Slinghshot na Playstore, acesse o artigo completo no site da Canaltech clicando aqui.
E aí, gostou do artigo? Então compartilha na sua timeline e deia teu comentário que é muito importante pra mim.
Esse artigo foi primeiramente postado em meu blog e você pode conhecer clicando aqui