Como evitar prejuízos na intermediação de transações imobiliárias sendo corretor de imóveis?
Saiba dos riscos de atuar sem respaldo jurídico em sua imobiliária ou como corretor de imóveis autônomo.

Como evitar prejuízos na intermediação de transações imobiliárias sendo corretor de imóveis?

O mercado de imóveis no Brasil de certa forma permanece aquecido e assim permanecerá por muito tempo, isso porque, a casa própria é um dos maiores desejos do brasileiro.

E quem é o responsável por intermediar e entregar esse sonho ao propenso cliente? 

O corretor de imóveis autônomo ou através de uma imobiliária.

A busca por uma imobiliária e o respectivo corretor remete à segurança, confiança e tranquilidade na aquisição de um imóvel ou até mesmo em outros negócios.

É nesse ponto que o corretor deve se atentar e buscar um auxílio jurídico, para levar o melhor negócio ao cliente e a segurança e tranquilidade para si, sabendo que não haverá reclamações e prejuízos futuros.

O profissional jurídico especializado no ramo imobiliário, além de tratar de todos os negócios realizados pela imobiliária e o corretor, como o “due diligence” na documentação em eventual venda de imóvel, contratos específicos, incorporações, também auxiliará nas locações e obrigações dos contratantes.

O auxílio jurídico é essencial para evitar problemas futuros que possam vir com casos que fogem a regra do cotidiano.

Apenas como exemplo, já visualizei contratos de compromisso de compra e venda elaborados dos quais faltavam até mesmo assinatura dos demais proprietários vendedores, possivelmente, por falta de verificar a certidão de matrícula do imóvel e quem seriam seus proprietários.

Ainda, não é difícil encontrar contratos que não especificam as obrigações dos vendedores para a regularização do imóvel através do inventário do real proprietário, causando prejuízo ao comprador e consequentemente dor de cabeça à imobiliária contratada e seu corretor.

Imagina o tamanho da dor de cabeça ao receber a ligação de um antigo cliente, que adquiriu um imóvel há tempos e não consegue obter a escritura definitiva em razão de algum fato que poderia ser previsto na data da venda?

Desta forma, tenha em seu negócio sempre o auxílio de um advogado especializado no ramo imobiliário, a fim de evitar prejuízos e alavancar a satisfação do cliente com a sua atuação e de sua empresa.


#direitoimobiliário #corretordeimóveis #incorporadoras #vendadeimoveis #imobiliarias  

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Vitor Lima

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos