Como evitar a prematuridade?
A prematuridade é a principal causa de mortalidade das crianças até os 5 anos de idade. Estima-se que em nível mundial, 15 milhões de bebês nasçam prematuros por ano e até 1 milhão deles irá morrer.
O Brasil é o décimo colocado no ranking mundial de bebês prematuros.
Dentre suas principais causas estão as doenças maternas como hipertensão, diabetes, pré eclâmpsia, infecções e as causas desconhecidas.
As complicações para os bebês podem ser muito graves: distúrbios respiratórios, hemodinâmicos, metabólicos, infecções, sequelas neurológicas. Os que sobrevivem, podem ter elevada morbidade: displasia broncopulmonar, hemorragia intracraniana, enterocolite necrotizante, leucomalácea periventricular (lesão cerebral), retinopatia da prematuridade que pode levar à cegueira, dentre outras.
Para se evitar a prematuridade e seus desfechos, deve ser realizado um pré natal com profissional habilitado, com consultas regulares, realização de exames laboratoriais e de imagem, verificação da pressão arterial, investigação de histórico de gestações anteriores e histórico familiar, além de intervenções medicamentosas ou cirúrgicas, quando necessário.
A ultrassonografia com medida do colo uterino na gestante é usada como principal estimativa de risco para trabalho de parto prematuro. Logo, toda grávida deve realizar este exame junto ao ultrassom morfológico de segundo trimestre, entre 20-24 semanas de idade gestacional, para que se possa atuar precocemente caso seja indicado.
Daniele Klaus
Médica Especialista em Medicina Fetal
CREMERS 33630/RQE 31356