Riscos de uma gravidez gemelar
Quais são os riscos de uma gravidez gemelar?
A gravidez gemelar ou gestação múltipla é considerada uma gestação de alto risco, tanto para a futura mamãe assim como para os bebês.
Entretanto, isso não quer dizer que a gravidez será dramática, mas sim que é necessário um acompanhamento pré-natal mais frequente para identificar qualquer risco de complicações.
Os riscos de uma gravidez gemelar são:
· Para a gestante: diabetes gestacional, pressão alta ou pré-eclâmpsia, aborto, anemia, descolamento da placenta e parto prematuro.
· Para os gêmeos: transfusão feto-fetal (um feto recebe mais sangue que o outro) e malformação fetal quando a gestação é de gêmeos univitelinos (idênticos), e restrição de crescimento intrauterino.
A gravidez gemelar é dividida em 3 tipos, a saber:
1. Monocoriônica e monoamniótica: gêmeos univitelinos idênticos que dividem a mesma placenta e o mesmo saco gestacional.
2. Monocoriônica e diamniótica: gêmeos univitelinos idênticos que dividem a mesma placenta, porém cada um tem um saco gestacional.
3. Dicoriônica e diamniótica: gêmeos bivitelinos que podem ou não ser idênticos e, portanto, cada um tem uma placenta e um saco gestacional.
Entre as principais causas de gestação múltipla posso citar os fatores genéticos maternos, a idade avançada da mulher, o uso de medicamentos para induzir a ovulação e o tratamento de Fertilização in vitro com transferência de 2 ou mais embriões.
O corpo da mulher passa por muitas transformações durante a gravidez para que o bebê possa se desenvolver.
Na gestação múltipla essas mudanças são mais acentuadas, mas é possível sim ter uma gravidez saudável e segura com o apoio de uma equipe multidisciplinar.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida