Como evitar a procrastinação?
Foto de Oleg_bf Oleg Borisov no Pexels

Como evitar a procrastinação?

Procrastinar é deixar para amanhã o que você deveria ter feito ontem. Mas como fugir dessa falta de ação no nosso dia a dia? Neste artigo eu trago algumas dicas para você sair hoje mesmo da procrastinação. 

1 - Perceba as áreas da sua vida nas quais você costuma procrastinar. 

Você sabe que precisa fazer um exercício físico, mas escolhe assistir a um filme no conforto do sofá? Deseja escrever seu artigo ou ler um livro, mas acaba escolhendo ficar nas redes sociais?

Identificar o que você gostaria de fazer e o que te impede que isto seja feito é o ponto de partida para acabar com a procrastinação.   

2 - Use a regra dos 2 minutos.

Se você está lutando para iniciar fazer algo, pode ainda utilizar a regra dos dois minutos, um conceito apresentado pelo guru da produtividade, David Allen. 

A ideia é: se você tem algo pendente para fazer e que pode ser feito em menos de dois minutos, faça-o imediatamente.

Pode ser algo simples, como lavar a louça, recolher o lixo ou colocar água na geladeira. Parta para a ação e faça o melhor para concluir essa atividade. 

3 - Treine o cérebro. 

 Vale também usar a regra de cinco minutos, que é identificar o que você tem pendente e que consegue fazer em 5 minutos. 

A partir daí você pode ampliar e brincar de dar comandos ao seu cérebro sobre o que vai fazer em 30 minutos, 1 hora ou mais. E acaba treinando em como tornar seu tempo mais produtivo.

Quando eu estava procrastinando para fazer esse artigo, usei essa dica: disse a mim mesma que precisava escrever as primeiras linhas e que isso ia levar 5 minutos. Daí em diante não tive mais vontade de parar e aqui estou eu concluindo o que programei. 

4 - Para sair da procrastinação, é preciso ainda ativar a sua mente. 

Se estou me sentindo desencorajada, com aquele desânimo que muitos de nós temos logo após o almoço, por exemplo, ou à noite, quando encerramos o nosso trabalho, faço um relaxamento físico mental.

Funciona assim: acolho meu corpo e dou o comando de que daqui 10 minutos após esse relaxamento eu me sentirei bem desperta e descansada para fazer minha caminhada, tomar aquele delicioso banho ou outro objetivo para o qual preparei mentalmente para fazer.

5 - Dê sempre o primeiro passo.

A resistência é o coração da procrastinação. Mas depois que você dá o primeiro passo, fica muito mais fácil continuar a andar em direção aos seus planos.

Quer vencer aquela vontade que dá de deixar o que é realmente importante para depois? Ande, saia do lugar. 

Uma boa caminhada pra você.

Luiza Lopes é Master em PNL e Diretora do INDESP.

Perfeito. Gratidão

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Luiza Lopes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos