Mente Doente
Foto de Uday Mittal na Unsplash

Mente Doente

Como saber se sua mente está ficando doente?

Para não adoecer ainda mais sua mente, vamos direto ao ponto. Existem alguns fatores de risco para o adoecimento da sua mente. Aqui quero deixar pelo menos 5 deles, que demostram como pode estar acontecendo contigo.

1 - Ser multitarefas

Eu costumava me gabar dessa “habilidade”, e foi justamente isso o que me levou para o Burnout.

O problema do multitarefa é que, quando navegamos por dezenas de janelas abertas em nosso navegador da internet, por exemplo, a parte do nosso cérebro que nos ajuda a manter o foco, acaba bastante prejudicada, o que provoca um estresse constante.

Estudos demonstram que um indivíduo estressado por tarefas simultâneas pode perder até 10 pontos em uma avaliação de Q. I. (coeficiente de inteligência), ou seja, sua mente está perdendo potência.

Pequenas estratégias (coach adora estratégias, não é mesmo?), que vão te ajudar a não cair nessa armadilha:

a) Planejar o seu dia: pela manhã, estabeleça pequenas metas ligadas as tarefas que precisa executar, bem como horários para sua execução, inclua o máximo possível das atividades que precisam ser concluídas até o fim do dia. Aqui você estará treinando seu foco, bem como sua disciplina. Garanta que vai concluí-las antes de começar a saltar entre o Instagram, X, TikTok, ou email.

b) Reservar um tempo para responder mensagens: definir um horário durante a sua rotina para checagem de mensagens de email, ou Whatzapp e demais formas de comunicação, é uma estratégia muito útil, para que otimize seu tempo e foque no que é mais importante. Desativar as notificações do seu celular, para não atrapalhar a rotina, também é válido.

c) Alternar “foco” e “distração”: manter tempos definidos para atenção focada e relaxamento, como nos ensina a Técnica Pomodoro, por exemplo, são muito eficientes, para nos ajudar a garantir o sucesso no foco, sem estressar a mente.

2 - Cuidado com as noites mal dormidas

O sono é uma das tecnologias mais avançadas que recebemos de presente do Criador.

Dormir pouco pode degenerar ou até destruir alguns dos seus neurônios, será que não farão falta para você, em algum momento?

Foi realizado um experimento com ratos, por cientistas da Universidade da Escola de Medicina da Pensilvânia. Eles suprimiram o sono dos animais, simulando a situação que temos na vida moderna, com turno alternados, etc. A conclusão é que o nível de neurônios em uma região conhecida como lócus cerúleo diminuiu 25%. A área responsável por ligar o modo atenção e alerta – tem relação também com a memória e o aprendizado.

Segundo uma das responsáveis pela pesquisa, Sigrid Veasey, "nós temos evidência de que a falta de sono pode levar a uma lesão irreversível" Será que vale a pena correr o risco, para ficar acordado um pouquinho mais navegando nas redes sociais?

3 - Comer Muito Doce

Esse pozinho branco pode parecer inofensivo, mas a verdade é que estamos nos envenenando cada dia mais ao ingerir tanto açúcar.

É o que garante cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles. Um estudo realizado por lá, mostrou que uma dieta constante com elevada dose de frutose deixa o cérebro mais lento, prejudicando a memória e a aprendizagem.

Já é sabido e inúmeras pesquisas anteriores demonstram como a frutose prejudica o corpo através do diabetes, da obesidade, e em nosso fígado, a novidade é que este estudo é o primeiro a demostrar que os adoçantes influenciam nas nossas funções cerebrais.

Você pensa o que você come.

A pesquisa incluiu não só o açúcar, mas todo tipo de frutose, como o xarope de milho, entre outros, usados pela indústria para adoçar vários alimentos encontrados no nosso dia.

Ou seja, precisamos prestar mais atenção ao que temos ingerido, apesar da correria da vida moderna, se desejarmos uma mente saudável até o fim da vida.

A boa notícia é que, como diz Gomez-Pinilla, uma das pesquisadoras envolvidas no estudo: "Adotar uma dieta rica em frutose ao longo do tempo altera a capacidade do seu cérebro para aprender e lembrar de informações. Mas a adição de ômega-3 nas suas refeições pode ajudar a minimizar os danos."

4 -Cuidado com a Tecnologia

Você já se pegou em choque ao perceber que saiu sem seu Smartphone?! Eu já, era como se estivesse “nua” sem ele.

Mas essa tecnologia que veio para nos ajudar tem drenado nossa capacidade de atenção, mesmo desligados. É o que comprovou Adrian Ward, professor da Universidade do Texas, que conduziu um estudo em que comprova que o aparelho, mesmo quando não estamos pensando nele, consome parte de nossos recursos cognitivos.

Percebe que mesmo que você o tenha esquecido em casa, ele consome sua atenção?

Uma curiosidade é um levantamento americano, que comparou o uso dos smartphones ao vício do cigarro! Quantas vezes por dia você estaria “acendendo um cigarro, se este fosse seu celular? O levantamento garante que a checagem do celular é feita 150 vezes por dia, o que dá uma vez a cada seis minutos.

Essa tecnologia tem nos tornado mais rasos e superficiais, além de estar nos escravizando.

5 - Corretor Automático

Segundo um estudo publicado pela BBC, se você opta por usar o corretor automático você está comprometendo sua mente, tornando-a acomodada e preguiçosa.

Todos nós escrevemos com menos preocupação quanto a grafia, utilizando os corretores, pois, se houver algum erro, ele será corrigido.

Foram analisadas 2 mil pessoas no estudo, chegando a conclusão de que a correção automática pode causar prejuízos visíveis à capacidade de soletração e grafia.

Outro ponto de atenção, é nosso vício de apenas digitar, não utilizando mais o bom e velho papel e caneta, o que aciona outros circuitos neurais. Portanto além do corretor ser desligado, vamos também adotar o hábito de voltar a escrever de forma manuscrita, para continuar usando essa máquina super poderosa que é nossa mente, de modo saudável.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos