Como falar do período sabático na entrevista de emprego?
Como falar do período sabático na entrevista de emprego?
Esse período de afastamento foi planejado? Se sim, mostre ao selecionador o que você fez no período e o que aprendeu. De que maneira pretende incorporar o conhecimento à carreira.
Se o afastamento foi forçado deixa de ser sabático.
Deixe claro por qual razão teve esse período sabático. Foi estudar no exterior para aprender um novo idioma, para se dedicar a uma pós graduação, mestrado ou doutorado, dedicação a maternidade, trabalho voluntariado ou até mesmo para cuidar de alguém com problema de saúde. Na entrevista mencione todos os aspectos positivos que teve com essa experiência.
Se o afastamento está sendo por causa do desemprego, sempre busque algo para se dedicar nesse período. Você será bem-visto aos olhos do selecionador.
A melhor forma de o profissional expressar isso de maneira positiva na entrevista é mostrar o que de fato foi realizado ao longo desse período. Quais as conquistas obtidas com as atividades feitas no período sabático ou de trabalho em outro projeto, o que foi realizado daquilo que foi planejado e quais foram as vitórias.
“Independentemente do projeto, o mais importante, para os recrutadores, é que tipo de experiência foi obtida, as dificuldades enfrentadas, os obstáculos e os aprendizados finais, que deixam a trajetória vitoriosa de alguma forma”, explica.
E se o profissional foi empreendedor, mas fechou o negócio e agora quer voltar para o mercado formal?
Mesmo que o projeto tenha dado errado, os recrutadores querem saber o que o candidato aprendeu com isso. “Hoje, há inúmeros casos de startups que não passam do quinto ano de vida e os profissionais provenientes conseguem emprego depois. Principalmente porque eles tiveram experiências que são necessárias em outros negócios ou companhias”.
Alguns motivos para não trabalhar por um período são mais simples de comunicar aos recrutadores. Há quem se afaste do trabalho por prioridades com a saúde, e falar sobre isso na entrevista não deve ser tabu, pois faz parte da vida de todos.
“Uma demissão pode ser um momento difícil e esse rompimento inesperado traz mudanças na vida de qualquer profissional. Muita gente aproveita o desligamento de uma empresa para refletir sobre sua carreira, sua vida e toma a decisão de aproveitar temporariamente o período de outras maneiras. Com a conveniência do seguro-desemprego, há a possibilidade de reestruturar a rotina e pensar melhor sobre o futuro”.
Vantagens:
Recomendados pelo LinkedIn
Já as desvantagens:
Specialization in Business Management and Strategy / Brazilian and Italian citizenship. - looking for oportunities
1 aNo caso de emprender, isso pode ser caracterizado como um pausa na carreira por exemplo? E como poderia ser mencionado esse exemplo no Linkedin? Obrigado!