Como a falta de propósito profissional pode afetar a saúde mental
Muito se fala sobre propósito, mas pouco se sabe do que realmente se trata. A verdade é que o conceito de propósito no trabalho pode ser complexo e controverso. De um lado, há pessoas que não acreditam na existência do propósito no trabalho, considerando-o apenas como uma obrigação desagradável e inevitavelmente ruim, independentemente das circunstâncias.
Do outro lado, existem aqueles que têm uma visão idealizada do propósito, sem muita clareza de como funciona. Em alguns casos, acreditam que só encontrarão um propósito verdadeiro se puderem mudar o mundo ou a sociedade. Para eles, o propósito no trabalho é frequentemente visto de forma utópica, como se precisassem alcançar objetivos grandiosos para encontrar significado.
Para iniciarmos essa discussão, vamos buscar no dicionário o significado da palavra "propósito": a palavra propósito vem do Latim "proponere", que significa "pro" (à frente) e "ponere" (colocar). Na sua origem, a palavra significa "colocar à frente", "expor à vista", intenção (de fazer algo), projeto, desígnio.
Como podemos perceber, propósito está ligado à intenção por trás de algo. Tratando-se de trabalho, é basicamente isso que traz significado ao que é feito. Por esse motivo, o propósito no trabalho pode ser diferente para cada pessoa, pois cada um possui necessidades, valores e objetivos de vida diferentes.
Dito isso, começamos a entender por que a falta de propósito pode ter impactos negativos na saúde mental. Quando uma pessoa não encontra significado ou valor pessoal nas tarefas que realiza diariamente, pode experimentar uma sensação de vazio e desconexão, o que pode levar ao aumento do estresse e da ansiedade.
Recomendados pelo LinkedIn
Considerando que quanto mais o trabalho está alinhado com quem nós somos (objetivos, necessidades e habilidades), maior a probabilidade de aumentar o bem-estar, o oposto, que seria um distanciamento daquilo que faz sentido para nós profissionalmente, nos coloca em uma posição de vulnerabilidade para alterações emocionais e transtornos mentais.
A ausência de propósito pode levar à falta de motivação e engajamento no trabalho, tornando as tarefas mais desafiadoras e desgastantes. Sem um senso de propósito, as demandas do trabalho podem parecer excessivas e sem sentido, causando frustração e estresse.
Isso se torna facilmente perceptível quando encontramos alguém insatisfeito no trabalho devido à falta de identificação com o cargo ou a empresa. Nesses casos, o nível de estresse é constante, mesmo que não haja uma grande carga de trabalho, pois o simples fato de estar presente para realizar as atividades já consome uma quantidade significativa de energia cognitiva e, às vezes, física também.
Se a autonomia é uma necessidade para você, mas o local de trabalho não permite que isso aconteça, é provável que a situação gere um aumento no nível de estresse devido à frustração. Da mesma forma, um profissional que precisa de direcionamento e clareza nas atividades, caso precise enfrentar um ambiente que não oferece uma estrutura de trabalho bem estabelecida, pode se tornar extremamente ansioso no seu dia a dia por não ter tais diretrizes.
É importante reconhecer os sinais de estresse e ansiedade relacionados à falta de propósito no trabalho e investir em autoconhecimento. Isso pode ser feito através de conversas com um profissional de saúde mental, reflexão pessoal ou exploração de oportunidades que estejam mais alinhadas com seus valores e objetivos pessoais. Encontrar um propósito significativo no trabalho pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo um maior equilíbrio e bem-estar em sua vida profissional e pessoal.