Será que você está sabotando a sua carreira ?

Será que você está sabotando a sua carreira ?

A autosabotagem é um termo do senso usado para falar sobre  um comportamento que prejudica o progresso de uma pessoa. Pode se manifestar de diversas formas, como procrastinação, autocrítica excessiva, medo do sucesso, autossabotagem financeira, comportamentos de evitação, entre outros. É importante ressaltar que, na maioria dos casos, a pessoa não não percebe que está se sabotando, o que torna o problema ainda mais difícil de resolver.

Na psicologia (especificamente na terapia cognitiva comportamental), entendemos que , todo comportamento tem uma motivação , ou seja, tudo que fazemos tem um porquê , por mais negativo que seja para nós , este comportamento só continua acontecendo porque está sendo reforçado de alguma maneira. Por vezes essa motivação é uma crença , ou evitação de um desconforto emocional.

Vamos ao exemplo , uma pessoa quer muito se desenvolver para uma nova área, para isso precisa fazer cursos, ler mais , adquirir conhecimento, porém ela não consegue aplicar na prática seu planejamento , sempre que tem tempo livre faz qualquer outra coisa e não aquilo que se planejou. Neste caso clássico de procrastinação , percebemos que este comportamento é uma forma de autosabotagem. Mas o que pode estar motivando ? Pode ser uma crença (talvez ela acredite que todo esse esforço não valerá a pena por algum motivo), ou quando começa se organizar para estudar por perfeccionismo cria vários planejamentos e fica ansiosa com isso. E até mesmo para evitar o desconforto de fazer algo difícil. Os motivos podem ser vários e cada caso é um caso.

Como a autosabotagem afeta a sua carreira?

Autocrítica excessiva: A autocrítica é normal até certo ponto, mas quando se torna excessiva, pode minar a autoconfiança e a autoestima, o que, por sua vez, afeta o desempenho no trabalho e as oportunidades de carreira.

Medo do sucesso: Algumas pessoas têm medo do sucesso (pasme , acontece!), muitas vezes devido a preocupações sobre as mudanças que o sucesso pode trazer, como maior responsabilidade, expectativas mais elevadas ou medo do julgamento dos outros. Esse medo pode levar à autossabotagem, fazendo com que a pessoa não aproveite oportunidades de crescimento.

Comportamentos de evitação: Evitar desafios ou situações desconfortáveis no trabalho é outra forma de autosabotagem. Isso pode incluir evitar conversas difíceis com colegas ou superiores, evitar tomar a iniciativa em projetos importantes ou evitar aprender novas habilidades.

Perfeccionismo paralisante: O perfeccionismo em excesso pode levar a um ciclo de nunca estar satisfeito com o próprio trabalho, resultando em falta de progresso na carreira. É importante encontrar um equilíbrio saudável entre a busca pela excelência e a conclusão de tarefas.

Como superar a autosabotagem na carreira?

Autoconhecimento: O primeiro passo sempre será se perceber e reconhecer a autosabotagem . Tente identificar os padrões de comportamento que estão prejudicando sua carreira.

Desafie suas crenças: Muitas vezes, a autosabotagem está enraizada em crenças negativas sobre si mesmo e suas capacidades. Trabalhe para desafiar essas crenças e mudar para pensamentos realistas. Se não conseguir sozinho identificar essas crenças e pensamentos , procure ajuda de um psicólogo.

Estabeleça metas claras: Definir metas profissionais claras e alcançáveis pode ajudar a direcionar seu foco e motivação.

Desenvolva habilidades de autorregulação emocional: Aprender a lidar com emoções como ansiedade e medo é fundamental para superar a autosabotagem.

A autosabotagem é um obstáculo real que impede ótimos profissionais atingirem objetivos na carreira. Reconhecer o problema e direcionar ações pode abrir portas para o desenvolvimento profissional . E para falar sobre esses e outros assuntos relacionado a emoções e carreira , teremos na próxima semana nos dias 23, 24 e 25 de outubro as 19:30h, o evento online e gratuito chamado desbloqueando seu potencial, onde o objetivo é ajudar você a identificar como fatores internos podem interferir e atrapalhar a sua carreira. Para participar basta clicar aqui.

Alberto Silva

CEO & Founder of Almon TH

1 a

Ótimo tema, parabéns pelo post Ingrid! Sucesso.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ingrid Gomes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos