COMO FAZER SUA EMPRESA FUNCIONAR DE UMA VEZ POR TODAS!
Olá amigos.
Escrevo este artigo mais como um observador do que como um especialista na área de engenharia. Às vezes saindo do nosso "mundinho", a gente consegue ver coisas que dão mais resultado do que "atuando na área". Então não vou falar de engenharia aqui.
"PRECISAMOS FATURAR! "
"ESTAMOS ABAIXO DA META!"
"SE NÃO AGIRMOS AGORA, A FÁBRICA VAI PARAR!!!"
Se você já ouviu alguma dessas frases, bem-vindo ao mundo corporativo, onde tudo é pra ontem, e nada está de acordo, mas o produto tem de sair pro cliente perfeito.
Em minha trajetória profissional, tive a oportunidade de trabalhar em várias empresas, e todas tinham os mesmos problemas. No entanto, umas conseguiam se organizar mais que outras. A pergunta que sempre fica é: Por que umas conseguem e outras não?
Uns vão dizer: " Ah, a empresa que dá certo tem mão de obra mais qualificada!" ou então: "Pra uma empresa dar resultado os gerentes e os diretores estudaram em Harvard" (como eu já ouvi), ou então: "Uma empresa só da certo se tiver automação e tecnologia", etc.
Depois de muito observar, a conclusão é que nenhuma destas opções é a correta, mas o que manda ou não no sucesso da empresa é simplesmente sua CULTURA!
"DOMINE A CULTURA E TERÁ DOMÍNIO SOBRE O NEGÓCIO"
Mais do que nunca, o que vi pessoalmente transformar uma empresa em pó foi o que chamamos de "briga de ego", e é mais comum do que se imagina. Vejo gerentes e alguns gestores brigando entre si para "empurrar" suas responsabilidades para outros setores, de maneira a se abster de suas obrigações ou então achar de alguma forma um culpado para não se chegar a uma meta. A produção culpa a manutenção, a manutenção culpa a engenharia, a engenharia culpa compras, compras culpa o financeiro, e o círculo vicioso não para.
Aí entra um personagem que vejo muitas das vezes ser feito de tolo, O DIRETOR. Pois é, todo mundo briga entre si, ninguém acaba produzindo nada porque acha que não é justo fazer o trabalho do outro, e todo mundo esconde as "picuinhas" da diretoria.
Os gestores fazem apresentações com gráficos, manipulam os números, e na hora de apresentar pros diretores, um finge que está tudo certo e o outro finge que acredita....o resultado aparece só no final do mês.
Portanto, a cultura do ambiente colaborativo deve imperar. Todos devem ter em mente que a empresa é um organismo vivo, assim como o corpo humano, onde cada setor faz seu papel e é insubstituível. Se um setor parar, tudo mundo para, nada funciona direito, e isso só acaba quando o EGO acaba.
"SENHORES DIRETORES, VÃO AO CHÃO DE FÁBRICA!"
Deixo aqui minha humilde sugestão aos bons gestores e diretores, até mesmo aos presidentes de empresas: VIVAM NO CHÃO DE FÁBRICA!!! Quando passarem a fazer parte do dia a dia do operador, vão perceber tudo que acontece dentro de uma empresa, sem necessitar ver gráficos ou apresentações de metas. Vão saber exatamente quem deixou de fazer o que e porque, e claro, vão dominar a cultura da empresa, pois ninguém mais conseguirá esconder números ou problemas que dão prejuízo no final do mês, ou seja, todo mundo vai ter que desenvolver seu papel e senso colaborativo. Defina o papel de cada de setor e fique em contato com a produção.
Possivelmente alguns diretores que estejam lendo este artigo pensem: " O que esse Engenheiro sabe sobre comandar uma empresa". Bem, quem conhece o conto do Engenheiro e do faxineiro, sabe do que estou falando.
Por fim, só mais uma coisa: "DEMITAM OS BAJULADORES."
Abraço a todos!
Eletromecânico | Cia. Cacique de Café Solúvel
6 aExcelente abordagem Luiz, você demonstrou com clareza o que precisa mudar dentro de uma indústria, CULTURA. Temos que ter senso de donos. Parabéns.
Gestor Corporativo Engenharia, Diretor Industrial
6 aOLa Luiz. ótima abordagem. Concordo plenamente com o recado aos diretores e gerentes; "desça ao chão de fábrica". E, não apenas ali mas, também visita aos clientes ajuda muito a entender as dificuldades dos homens de venda e marketing além de ajudar os colegas a entender as reais necessidades dos clientes.
Analista de Comércio Exterior/ Analista de Importação e Exportação/ Logística Internacional/ Supply Chain
6 aExcelente texto!