Como fazer um currículo para Jovem Aprendiz
Jovens em busca de uma oportunidade de trabalho muitas vezes se deparam com o desafio de criar um currículo sem muita experiência profissional.
Este guia te ajudará a construir um currículo perfeito para Jovem Aprendiz, detalhando cada seção necessária e fornecendo dicas úteis para destacar suas habilidades e potencial.
1. Estruture o seu currículo para Jovem Aprendiz
Um bom currículo para Jovem Aprendiz precisa ser legível, para que o recrutador possa encontrar as informações desejadas rapidamente. Por isso, é importante aprender como formatar um currículo:
2. Inclua os seus dados de contato
No topo do seu currículo, inclua suas informações pessoais básicas. Os dados pessoais no currículo devem ser fáceis de encontrar:
3. Escreva um objetivo de currículo
O objetivo profissional no currículo é uma breve introdução de quem você é, destacando suas principais qualidades e o que você pode oferecer à empresa. Mantenha-o curto, cerca de 3 a 4 linhas, focando em suas habilidades e objetivos profissionais.
Exemplo de objetivo profissional no currículo de Jovem Aprendiz
"Estudante dedicado e proativo, buscando uma oportunidade como Jovem Aprendiz para aplicar minhas habilidades de comunicação e organização. Interesse em adquirir experiência prática e contribuir para o crescimento da empresa."
4. Mencione a sua educação
Na seção de formação acadêmica no currículo para Jovem Aprendiz, liste suas escolas começando pela mais recente. Inclua o nome da instituição, o período de estudo e quaisquer conquistas notáveis, como notas altas ou reconhecimentos acadêmicos.
Exemplo de educação no currículo
Ensino Médio Completo, Escola Estadual ABC, 2019 - 2022.
Destaque em Matemática e Ciências, membro do clube de robótica.
Recomendados pelo LinkedIn
5. Detalhe a sua experiência profissional
Não se preocupe. Os recrutadores não esperam encontrar muita experiência profissional no currículo de um Jovem Aprendiz. Mas, você pode incluir coisas como:
Exemplo de experiência profissional no currículo de Jovem Aprendiz:
"Voluntário na ONG XYZ, ajudando na organização de eventos e campanhas de arrecadação de fundos. Desenvolvi habilidades de comunicação e trabalho em equipe."
6. Liste as suas habilidades profissionais
Divida as habilidades no currículo em duas categorias: interpessoais e técnicas
7. Coloque informações adicionais
Você pode criar uma seção de informações adicionais no currículo para Jovem Aprendiz. Nela, você deve colocar coisas que são relevantes para o cargo desejado, mas que você não conseguiu incluir nas outras seções do seu currículo, como:
Incluir estas informações adicionais é fundamental, já que o Brasil vem batendo recordes na contratação de Jovens Aprendizes. Você precisa se destacar com tanta concorrência.
Dicas finais
Aqui estão algumas dicas finais para garantir que seu currículo esteja pronto para ser enviado:
Resumo
Seguir essas dicas aumentará significativamente suas chances de conseguir a vaga de Jovem Aprendiz que você deseja. Um currículo bem elaborado e formatado corretamente é o primeiro passo para entrar no mercado de trabalho com o pé direito.
Não se esqueça de atualizá-lo conforme você adquire novas habilidades e experiências. Afinal, 68% dos Jovens Aprendizes conseguem emprego depois do programa, então você provavelmente precisará atualizar o seu currículo em breve.
Você também pode ver um artigo completo sobre como fazer um currículo para Jovem Aprendiz no blog da Zety Brasil. Ele possui centenas de artigos sobre redação de currículos e carreira.