Como fazer um "Currículo Perfeito"?
Afinal, existe um currículo perfeito?
Analisando os mais diversos tipos e modelos de currículos que já recebi, percebo que não existe um currículo perfeito, mas sim um currículo que se adeque melhor ao seu objetivo profissional e que atenda, num geral, às exigências mercadológicas.
Pensando nisso, como seria um currículo eficiente para atrair selecionadores que buscam profissionais com o seu perfil? Como se destacar entre os milhares de currículos recebidos para uma única vaga? Existe uma fórmula para isso?
Sim e Não! Isso mesmo, é possível sim destacar seu currículo em meio à multidão, mas não existe uma fórmula matemática e sim uma técnica desenvolvida para trazer maiores resultados nessa busca e fazer um currículo a altura de sua carreira. Abaixo algumas dicas para tornar seu currículo mais eficaz:
1. Estrutura do currículo: deve ser lógica e de fácil visualização, pois destaca o currículo aos olhos do selecionar, fazendo com que encontre mais rápida as informações que busca em um perfil.
2. Formatação: um currículo sem padrão, com letras maiúsculas e minúsculas no meio da frase, ou negritos em partes das frases torna a estética ruim, por isso padronize tudo, desde tamanho e tipo da fonte, até espaçamentos e margens.
3. Evite inserir ícones , imagens / gifs, cabeçalho ou rodapé, etc.
4. Dados pessoais: Evite mencionar documentos ou informações pessoais que só serão necessárias em caso de contratações.
5. É importante ter um resumo profissional para ressaltar sua experiência, atraindo o selecionador com as informações iniciais para que tenha interesse em se aprofundar mais no documento.
6. Adicione uma cronologia profissional, com informações sobre a empresa, cargos/promoções, períodos, descrições das atividades e projetos, lembrando de mencionar dados e fatos.
7. Idiomas: sempre mencionar o grau de conhecimento / proficiência no idioma, destacando as informações no currículo.
8. Experiência Internacional: importante ressaltar, sendo viagens de negócios ou aperfeiçoamento de idiomas, não considerar viagens a lazer.
9. Formação acadêmica: em ordem cronológica, mencionar títulos, cursos, instituição e ano de conclusão.
10. Cursos Complementares: Destaque cursos que sejam relevantes para sua carreira e objetivos definidos.
Lembro também que é importante revisar a ortografia e concordância gramatical, pois o currículo transmite seu “DNA” de carreira e é sua porta de entrada para uma organização, portanto precisa ter informações claras, concisas e bem escritas.
Um currículo bem elaborado é a base de todo processo de busca por uma nova oportunidade no mercado e aumenta em 50% as chances de uma recolocação. Por isso precisa estar escrito de forma profissional, estruturada e direcionado ao seu objetivo de carreira, abrindo portas para contatos e oportunidades e garantindo que sua transição de carreira seja mais assertiva.
E agora, analisando rapidamente seu currículo, como ele está? Você vê oportunidades de melhoria? Trabalhe rapidamente nelas para agilizar suas chances de recolocação. E se tiver muita dificuldade em transformá-lo, conte comigo!
Lismara de Paula: lismara.paula@fabricadecurriculos.com.br / Skype: fabricadecuriculos
Analista de Produtos
7 aMuito bom esse post, não só ensina como mostra se estamos no caminho certo. Obrigado.