Como fazer um plano de carreira pessoal em 5 passos
O planejamento profissional é fundamental para sua carreira.Mas como montar um plano que realmente trará resultados?
Ao longo das nossas jornadas profissionais, nos deparamos com diversos tipos de profissionais. Aqueles que, em pouco tempo, se destacaram em posições cobiçadas, os que deixaram a carreira fluir naturalmente e os que ficaram estagnados.
A grande diferença entre os contextos de sucesso e os outros é a forma como os indivíduos trilharam suas trajetórias profissionais. Na grande maioria dos casos bem-sucedidos, eles contaram com o auxílio de um plano de carreira profissional, muito foco e dedicação pata tornar seus sonhos em realidade.
Plano de carreira pessoal
Elaborar um plano de carreira não é apenas especificar o objetivo desejado e traçar estratégias para atingir as metas propostas. Implica, também, em avaliar o que deve ser desenvolvido como profissional, para que se concretize o planejamento estabelecido. Parece complicado falando assim, porém é tudo uma questão de auto avaliação e interesse em fazer as coisas acontecerem para você e por você.
Faça uma avaliação pessoal
É o passo fundamental para definir o que você quer e aonde quer chegar. Reflita sobre sua fase atual, analise quais são as suas características pessoais que possibilitam atingir o objetivo e o que precisa ser melhorado;
Defina objetivos
É importante saber onde você imagina estar em médio e longo prazos. Pense no que almeja obter num período em 1, 3, 5, 10, 15 anos, e em todas as ferramentas que pode utilizar e que o ajudarão a alcançar seus propósitos;
Elabore estratégias
Uma parte muito importante na construção de um plano de carreira é definir as estratégias que o aproximarão daquilo que ambiciona. Invista em capacitação profissional, em cursos e no que mais julgar que pode contribuir para o seu crescimento técnico;
Inspire-se em cases de sucesso
Use exemplos de profissionais que chegaram ao mesmo patamar que você deseja, procure saber sobre os desafios que enfrentaram e suas trajetórias. Será uma iniciativa a mais saber que houve outros que ousaram e venceram;
Coloque todo o seu plano de carreira no papel
Essa etapa é muito importante para sua organização, tanto mental quanto psicológica. Visualizando suas metas e aquilo que você já concluiu, fica mais fácil definir quais serão os próximos passos. Tire um tempo para atualizá-lo com frequência.
É muito importante também estar aberto a novas experiências e sair da zona de conforto. Na maioria das vezes, para conseguir alcançar qualquer objetivo é indispensável que a pessoa se arrisque.
Esse é outro motivo, e talvez o mais importante, da autoavaliação ser tão fundamental. É preciso encontrar aquilo que o mantém motivado e o que aguça sua curiosidade e intuição. No momento de reflexão, deixe suas ideias fluírem e vá anotando-as num papel, visto que nossos pensamentos podem parecer confusos às vezes.
O plano de carreira se tornou tão indispensável porque o mercado de trabalho mudou significativamente, tornou-se mais competitivo e dinâmico, assim como o cenário socioeconômico. Os trabalhadores das gerações anteriores se movimentavam apenas quando novas oportunidades surgiam; hoje há a possibilidade, e até mesmo a necessidade, de sermos os protagonistas nesse cenário.