Plano de Carreira: como pensar na sua pós-graduação?
Como você deseja que sua carreira seja? Pensar mais adiante e projetar o futuro pode não ser fácil, mas é necessário para que você, enquanto profissional, saiba o que buscar para a sua vida. E é aí que entra o plano de carreira.
Há quem subestime a importância do plano de carreira por acreditar que estamos sujeitos à muitas mudanças e que não vale a pena tentar traçar um caminho, mas isso não é verdade. Esse tipo de planejamento permite que você faça uma escolha certeira de pós-graduação, por exemplo, e direcione sua vida profissional segundo seus objetivos.
Certamente, atualizações e adequações devem ser feitas sempre que necessário, e para que você entenda melhor como isso funciona, fizemos este post para ensinar como fazer um plano de carreira eficiente e realista. Veja só!
1° passo ― Permita-se sonhar e sair da zona de conforto
Uma pós-graduação pode ajudar você a buscar cargos mais interessantes na área que já atua ou até buscar um caminho completamente novo para a sua vida. Ambas as possibilidades abrem espaço para que você pense em seus sonhos de realização profissional.
O que você gostaria de fazer? Você tem um propósito que deseja alinhar à vida profissional? Em quais profissionais (de sua área ou não) você se inspira? Gostaria de ser como eles?
Permita-se pensar fora de sua zona de conforto, sabendo que esse exercício ajudará você a encontrar caminhos realistas para cumprir com esse objetivo ou adequá-lo à sua realidade.
2° passo ― Avalie a si mesmo e à sua situação atual
Depois de sonhar e sair da zona de conforto, para seguir com a elaboração do seu plano de carreira, você precisa fazer uma avaliação sincera de si mesmo e de sua vida profissional atual.
O que você faz atualmente? Você está feliz com a sua situação atual? Quais os aspectos de seu trabalho que você mais gosta? E os que menos gosta? Quais são os seus pontos fortes enquanto profissional? E o que você precisa melhorar?
Essa reflexão ajudará você a traçar um paralelo entre a sua situação profissional atual e aquela que você desejaria viver, segundo os sonhos que desenhou no passo anterior. É neste momento que você começa a entender como alinhar seus sonhos e suas possibilidades, inclusive tendo ideias de cursos que seriam interessantes para o seu aperfeiçoamento.
3° passo ― Defina seus objetivos e prazos
Uma vez que você começou a alinhar expectativas e realidade para o seu plano de carreira, é o momento de definir objetivos possíveis, mas sem fechar as portas para um sonho que lhe parece mais distante.
Onde você gostaria de estar, profissionalmente, em três anos? E em dez anos? A ideia aqui é traçar objetivos realistas para o futuro, considerando médio e longo prazo.
Lembre-se de que, eventualmente, atualizações podem ser feitas, então não se prenda a "poréns" que representem entraves desnecessários. Dê atenção ao tempo que você concede a si mesmo para cumprir cada objetivo para não correr o risco de traçar um plano e não cumpri-lo.
4° passo ― Defina estratégias e inclua o aperfeiçoamento profissional
O passo seguinte de seu planejamento é definir estratégias para a conquista de cada objetivo traçado anteriormente.
Se, por exemplo, você definiu que deseja abrir seu próprio empreendimento em cinco anos, boas estratégias envolveriam conhecer o mercado, informar-se sobre custos e obrigações fiscais e buscar uma pós-graduação para adquirir conhecimentos em Gestão de Negócios ou em Gestão Empresarial.
Viu como um plano de carreira bem feito pode ajudar você a definir qual curso escolher para aperfeiçoar-se e ser o profissional que você precisa ser para construir a carreira que sonha?
Gostou do post? Aproveite e conheça as opções de pós-graduação do Unianchieta que podem ajudar você a conquistar seus objetivos!
Você não tem um objetivo profissional? Ou até tem, mas não sabe como alcançá-lo? Então não perca o e-book a seguir. Neste material, abordamos o passo a passo que lhe ajuda a ter a carreira que deseja. Baixe já!