Como fica a empregabilidade com a IA?
Hoje em dia muitas pessoas já sentem receio de serem substituídas por um sistema inteligente no trabalho. Deve-se destacar que a maioria das informações a esse respeito são especulações a respeito de algo que pode ocorrer, embora ninguém tenha muita certeza do que realmente vai acontecer.
Mas de onde vem esta ideia?
Vamos viajar um pouco para o passado, entre 1760 e 1840, quando ocorreu a revolução industrial. Naquela época muitas pessoas perderam seus empregos com a automatização de determinados processos na indústria. Levando-se em consideração esse histórico e projetando grandes mudanças, é mesmo provável que trabalhos mecânicos que atualmente são realizados por humanos, poderão ser feitos por sistemas inteligentes.
Áreas que podem ter os serviços substituídos por sistemas inteligentes.
A área de Telemarketing, de fato, a substituição de pessoas por um sistema inteligente já é uma realidade. Percebo que a área já sofreu uma redução no número de profissionais e projeto que, futuramente, ela contará com apenas 10% do pessoal que conta hoje. Outra área que eu entendo que irá substituir seus profissionais pelo uso de um sistema é o direito. Processos que atualmente são totalmente acompanhados por advogados passarão a ser analisados por um sistema inteligente. Evidentemente, isso não englobará todos os processos, mas acredito que muitos poderão ser realizados por esse tipo de sistema.
A profissão de motorista particular (táxi ou uber, por exemplo) também é uma que sofrerá essas mudanças. Já existem vários projetos de carros autônomos sendo testados no exterior e, quando os mesmos estiverem em condições de trafegar, é questão de tempo para ocorrer essa substituição.
Em medicina, acredito que contatos e diagnósticos iniciais poderão ser substituídos também por inteligência artificial. Assim como parte dos profissionais de RH. Já é uma realidade que os sistemas realizem parte da seleção de candidatos. Agora, é questão de tempo para acrescentar outras funções como análise de comportamento e dinâmicas de grupo.
Nesse futuro, boa parte das lojas físicas terão seus trabalhos encerrados e suas lojas passarão a ser lojas virtuais.
Bancos sofrerão uma revolução imensa. Observe os exemplos que temos atualmente: Nubank, Original e Neon são três casos de instituições que já funcionam no Brasil e que operam apenas pela internet. Apesar de que ainda existem pessoas que não se sentem confortáveis para manipular sua conta pelas redes, essa é uma questão também da passagem de tempo e, com a mudança das gerações, os fechamentos de agência serão quase inevitáveis.
Em suma, empregos de diversas áreas serão afetados. De toda maneira, quando e como isso se dará, só o futuro nos dirá. O que temos hoje em dia são projeções: o campo de inteligência artificial tem um potencial de crescimento imenso nesse mercado para o futuro.
Haverá novas profissões?
Porém, vale lembrar que como empregos serão menos ofertados, também surgirão novas oportunidades, como já surgirão os cientistas de dados, os populares youtubers, entre outros. Uma pesquisa realizada pela Center for the Future of Work indica 21 novos empregos que surgirão, então fique atento às mudanças.
Vale destacar que o presente artigo traz contribuições acerca das mudanças que o sistema de inteligência artificial tem capacidade de absorver, criar, mudar. Juízos de valor acerca de benefícios ou malefícios não estão em questão nesse momento. Mas saber e entender a capacidade desse tipo de sistema é importante para que se possa começar a pensar nesses assuntos.
Envie suas dúvidas, e sigam o podcast no Spotify.
#tecnologiaevoce
#inteligenciaartificial
#direito
#medicina
#sistemainteligente
#sistemas
#emprego
#profissao
#novasprofissoes