Como foi completar 3 meses na Rock Content
Tem duas semanas que completei 3 meses como Analista de Employee Experience na Rock Content.
Lembro exatamente do momento em que conheci a Rock. Era um treinamento da Jade Miranda no Gama Experience, em que ela disse a frase:
“A cultura da Rock é algo tão forte e tão presente, que mesmo estando em um ambiente cheio de colaboradores de outras empresas e não conhecendo uma determinada pessoa, somos capazes de afirmar só de olhar: Aquela pessoa trabalha na Rock”
Isso foi a alguns anos e desde então eu acompanhando a Rock Contente de longe e o seu crescimento e amadurecimento em diversos aspectos, tanto na expertise de mercado quanto na manutenção da cultura diante de um crescimento rápido.
O convite para fazer parte do processo seletivo veio em um momento em que eu estava completando 1 ano em uma organização do segmento da construção civil, havia crescido e me desenvolvido bastante, mas estava caminhando para uma estagnação devido às diretrizes atuais daquela organização.
Meu encantamento pessoal começou já no processo seletivo.
É um processo longo? Sim.
Desafiador? Bastante.
Muito bem estruturado? Com certeza.
São várias etapas, mas fica muito claro para o candidato qual é o objetivo de cada uma delas e porque são necessárias.
Ao receber a notícia da aprovação não tive dúvidas. Atuaria exatamente na segmentação dentro do RH que quero me especializar, a empresa e sua cultura estavam em completo alinhamento com minhas expectativas e o salário e benefícios eram mais atrativos. Porém, é inevitável não sentir aquele frio na barriga ao tentar algo novo.
Vejo o início em uma nova empresa como o começo de um relacionamento. Ambos os envolvidos estão se conhecendo melhor a cada dia, tanto seus pontos fortes quanto os de melhoria. É um momento de um estranhamento inicial, exploração e entusiasmo.
A primeira semana foi uma mistura de vários sentimentos. Todo novo Rocker passa pelo famoso onboarding, uma semana de treinamentos sobre o negócio, as áreas da empresa e sua cultura, combinado com momentos práticos no setor no qual o profissional irá atuar.
O primeiro sentimento é o de deslumbramento.
É incrível ser treinado por pessoas especialistas nas suas áreas de atuação, iniciando a jornada de conhecimento dos processos internos, começando a entender como aquela cultura tão fantástica é vivida no dia-a-dia pelas pessoas que trabalham na empresa. Não é só piscina de bolinhas, guloseimas liberadas, happy hour toda sexta-feira, salas de descompressão e um escritório decorado de forma colorida e jovem. Vai muito além disso, a energia do lugar é completamente diferente de tudo que eu já havia visto. Todas as pessoas formam uma rede colaborativa em diversos pontos, mas principalmente para compartilhar conhecimentos e ajudar no que você precisar. É possível sentir a cultura de Aprender, Ensinar, Compartilhar, Resolver, Crescer e Colaborar presente no dia-a-dia de forma muito intensa.
O segundo sentimento que aparece é o de desconfiança, em duas formas diferentes.
Em diversos momentos me peguei pensando "Não... não pode ser tão incrível assim." Passei por uma empresas em que a cultura dita pelo CEO, diretores e compartilhada em canais de comunicação externos, era bem diferente da vivida pelos colaboradores, havendo uma discrepância de princípios e valores. Encontrar uma empresa que vive de forma tão intensa a sua cultura foi uma grande surpresa. Sempre defendi a importância disso e naquele momento senti que havia encontrado o meu lugar. Porém, a desconfiança também se volta para dentro. Diante de um ambiente tão incrível e de profissionais tão bem capacitados tecnicamente e como seres humanos, alguns pensamentos de "Será que eu sou boa o bastante para estar aqui?" começam a rondar nossos pensamentos. Foi um sentimento compartilhado que foi se quebrando aos poucos com o dia-a-dia de trabalho e, principalmente, ao realizarmos a primeira entrega. Este foi um marco muito importante para mim e várias pessoas que também passaram pelo onboarding comigo. Diante de uma primeira entrega conseguimos entender o nosso valor dentro de toda essa grande estrutura movida à competência e paixão, que é a Rock Content.
Outro ponto fundamental da minha jornada foram/são os 1:1 semanais que acontecem em todos os times. Nas minha antigas experiências, feedbacks eram momentos raros e que geralmente aconteciam quando você cometia algum erro ou havia algum alinhamento específico que precisava ser feito. Na Rock o feedback vai muito além. As lideranças já reservam horários semanais para conversar com seus liderados não somente sobre as atividades de trabalho, mas sobre carreira, orientando e compartilhando conhecimentos que irão contribuir para o nosso crescimento dentro da empresa, como profissionais e como pessoas.
A transparência foi outro fator muito importante na minha experiência. A cada quarter (de 3 em 3 meses) todos os colaboradores, quase 500 pessoas, vão para um grande auditório e passam o dia em um momento de alinhamento. Nele são compartilhados quais serão as metas para os próximos 3 meses, as principais conquistas dos últimos meses, quanto a empresa teve de receita, se conseguimos atingir nossas metas e etc. Mensalmente também temos uma transmissão do CEO compartilhando qual o status das metas traçadas, ajustes que precisam ser feitos para alcançarmos os objetivos, quais as principais mudanças que estão acontecendo no contexto atual da empresa e um momento aberto para perguntas e respostas. Isso tudo é realizado de forma horizontal e próxima, como se ainda estivéssemos naquela Rock Content com 50 pessoas de 5 anos atrás. Porém, com metas maiores e uma estrutura incrível que nos permite dar o nosso melhor a cada dia.
Para fechar o meu período inicial na Rock Content, ainda pude participar do People Retreat. O time de People da Rock tem acompanhado o crescimento da empresa, justamente por acreditarmos em crescer de forma sustentável, não perdendo nosso alinhamento cultural. Hoje temos diversos subtimes embaixo do guarda-chuva do RH: Atração de Talentos, Business Partners, Departamento Pessoal, Cargos e Salários, Facilities, Administrativo, Tecnologia da Informação e Cultura, Diversidade e Inclusão. Com o objetivo de manter todos alinhados e remando para a mesma direção, tivemos um dia de imersão onde buscamos entender as conquistas alcançadas e os aprendizados adquiridos na atuação do RH em 2019. Também estruturamos juntos os principais focos para contribuirmos de forma assertiva no crescimento da empresa em 2020, sem perder nossa cultura e cuidado com a experiência dos nossos Rockers.
Estou muito feliz de estar aonde estou hoje.
Em uma empresa que divide os mesmo valores que os meus, com uma equipe muito boa tanto tecnicamente quanto como seres humanos, além de extremamente engajados em criar oportunidades de crescimentos. Também estou muito feliz de ocupar o cargo de Analista de Employee Experience. Nunca senti que poderia unir minha paixão por psicologia, pessoas, felicidade e negócio em um mesmo lugar.
Obrigada Rock Content por me proporcionar esses momentos, tenho certeza que nossa parceria vai ser cada vez mais foda para ambos. <3
#RockContent #PeopleAsOne #EmployeeExperience #EX #RH #Cultura
Account Manager na HIKE | Especialista em Negócios e Marketing Digital para Moda e Beleza
4 aMassa! Vou fazer também
Communication + Experience + Culture
4 aFantastic! Thanks for sharing your experience—I'm caught by how similar it is to how my own journey has been so far, which I guess is part of the strength of our consistent culture. CD&I is really the place to be, as it's fundamental to the success of every other part. Looking forward to more articles in the near future!
Gerente de Marketing @ Nomad | Growth, Product Marketing, Conteúdo e Branding
4 aCoisa boa ter você com a gente, Rê! Vc é maravilhosa 🥰
Head of Business Development | Sales | Inbound | Outbound | Career and Development Advisor
4 aSó a Rock mesmo para construir cultura com tanta consistência! Sua experiência de onboarding foi praticamente igual a minha em 2016. Parece que eu estava lendo meu diário daquela época. Que bom ver pilares sólidos e importantes sendo mantidos e ainda assim ver a empresa crescendo de forma tão inovadora e saudável! #gorock
PHD | 15 yrs of VC Data Analyst & Game Developer Exp | Life-Long Learning| Travel Lover |No Crypto Thanks| What I pursue is poetry and distance, windy and freedom | Ladyrider
4 aVocê esta em um dos melhores lugares para se trabalhar Rê! E você está no time de uma das pessoas mais FODAS que eu conheço, Eduardo Abreu !! Aproveita, voa!