COMO FUNCIONA A AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL?
Segue a tradução do artigo, COMO FUNCIONA A AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL da publicação da Instrumentation Tools de novembro 2023.
Os elementos da automação industrial no século 21 interagem de forma coordenada para assegurar uma automação de qualidade.
Os sensores coletam dados do ambiente e os enviam aos Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) e Sistemas de Controle Digitais (DCS), que processam as informações e tomam decisões inteligentes.
Os CLP’s ou DCS enviam sinais aos atuadores, que realizam ações físicas nos processos industriais.
Através de redes de comunicação, todos os dispositivos se conectam, permitindo a troca rápida de informações e o controle centralizado por meio de Sistemas de Supervisão e Controle.
A Interface Humano-Máquina (IHM) possibilita a interação direta dos operadores com o sistema. A robótica industrial executa tarefas complexas e repetitivas, otimizando a produção.
A integração da Internet das Coisas (IoT) e Big Data oferece análise preditiva e monitoramento em tempo real para otimizar ainda mais os processos industriais.
Recomendados pelo LinkedIn
Essa sinergia entre os componentes assegura maior eficiência, produtividade e competitividade à indústria moderna, ao mesmo tempo em que reduz erros e riscos operacionais.
Assim, os principais componentes do processo de automação industrial são:
Com a sinergia desses componentes, a automação industrial no século 21 visa alcançar uma produção mais eficiente, flexível e adaptável, com maior qualidade dos produtos, menores custos operacionais e melhor utilização dos recursos, impulsionando a competitividade das indústrias modernas.