Como gerenciar seu tempo no home office
Quando comecei minha carreira tinha horário fixo no trabalho: 9h às 18h. Ficava bem fácil gerenciar as tarefas que tinha que fazer nesse período, mas os momentos de ociosidade me irritavam: porque ficar no escritório quando as tarefas já estavam cumpridas? Me parecia uma perda de tempo ficar lá "caçando" o que fazer quando poderia utilizar o tempo de forma mais eficaz: ler um livro, estudar, descansar.
Assim que pude comecei minha carreira de autônoma: mas isso só veio depois da metade do doutorado, uns 3 anos atrás. Desde então, divido meu tempo entre as atividades no escritório e tento estar lá pelo menos 2 vezes na semana. Nos outros dias, divido minhas atividades no home office ou vou à biblioteca da universidade, quando quero mais contato humano.
Mas vou admitir: não é fácil. E um acontecimento essa semana me fez rever minha abordagem ao trabalho home office: estou escrevendo um livro e acabei por procrastinar a entrega dos três capítulos finais. Já sabem o que aconteceu, não é? Fiquei o final de semana todo trabalhando nesses três capítulos e passei muito "pânico de última hora" por causa dessa minha atitude.
Aí me lembrei de uma dica que o amigo Hamilton Carvalho me deu quando estava escrevendo a tese: coloque uma meta rídicula para cumprir todos os dias. No meu caso, para a tese, era escrever uma linha por dia. Ora, escrever uma linha por dia é muito fácil, mas pense assim: no final de um ano você terá 365 linhas de texto! Além disso, é muito difícil você sentar para trabalhar e escrever somente uma linha: você acaba escrevendo mais, na maioria dos dias. E naqueles dias nos quais a tentação da procrastinação bater, escrever uma linha lhe permite manter o hábito e avançar. A dica dele saiu desse livro.
Outra técnica que usei nesse final de semana e vou manter é a técnica pomodoro. Ela consiste em dividir seu trabalho em pequenos intervalos com pausas a cada "pomodoro" completo. Eu divido meu tempo assim: 4 pomodoros de trabalho ininterrupto (só que meu pomodoro tem 1h30), com intervalos de 20 minutos entre eles. Isso dá 6h de trabalho focado no dia! Só que durante o pomodoro eu desligo tudo: telefone, redes sociais, whatsapp e e-mail. Nenhuma notificação na área de trabalho. Isso me permite trabalhar de forma mais atenta, e terminar as tarefas com mais qualidade. As outras duas horas do dia, normalmente a primeira e a última hora de trabalho, eu deixo para responder e-mails e mensagens.
E vocês? Têm alguma técnica para evitar a procrastinação?
🎓Doutora em Marketing Digital | 📚Educadora Empresarial | 🧭Orientando indivíduos e empresas a alcançar resultados em Marketing Digital📈
7 aÓtimas dicas Everton!
Owner na Concettuale móveis
7 aOlá Lilian, sei um pouco disso também. Trabalhei em algumas empresas, tanto em escritórios como também em lojas com atendimento direto, mas nada disso tem comparação com o escritório em casa e foi aí que pude ver o meu problema, via meu escritório em casa ou a casa no escritório. Aqui em casa temos: Uma empresa que vende armários sob medida e serviço de decoração de interiores+gestão de obra com atuação no mercado a 4 anos, meu casamento de 6 anos, um filho de quase 2 anos mais ... 2 gatos que ficam dentro de casa, 2 cachorros, 5 gatos no quintal de casa e detalhe, minha esposa é também minha sócia. Primeiramente deve pensar que minha vida é uma bagunça não? Errado, temos tudo isso por que temos regras, disciplina e amor em cada peça disso que forma o que chamamos de vida feliz e cheia de trabalho. Bom, minhas contribuições são: 1) Devemos separar, entidade empresarial da entidade doméstica. Não quer dizer que ao esperar uma resposta de e-mail devemos "dar uma rapidinha" ali na pia e lavar meia dúzia de copos simplesmente por que você não gosta de ver copos sujos na pia. Eles devem esperar, a hora de lavar a louça é depois, agora é hora de trabalho duro. 2) Acorde, tome banho, coloque uma roupa adequada para seu trabalho e nada de pantufas ou chinelo, se precisar sair as pressas para ir ao banco por exemplo ás 15h45 da tarde e ainda estiver de pijamas pode correr o risco de sair assim mesmo, pode crer! 3) PONTO PRINCIPAL. Devemos mentalizar que trabalhamos em uma empresa, não em um escritório dentro de casa ou casa dentro do escritório, por isso determinar horário para cada tarefa é importante, no começo é bom separar a quarta-feira ou outro melhor dia para folga/tarefas de casa, será bom para pegar o costume ou se gostar mantenha esse dia. Um horário bom para home office é das 9h as 17h DIRETO. Das 7h as 8h59 tarefas rápidas de casa e das 17h01 e 20h00 também tarefas rápidas de casa. Lembra da quarta feira? Então, esse dia é de trabalho duro para cuidar das coisas da casa e família/animais se tiver. Abraços.