Como a IA generativa está mudando a previsão de demanda
Você não precisa de um especialista em software para lhe dizer que a IA generativa é um grande negócio. A taxa de adoção do ChatGTP tem sido mais exponencial do que quase qualquer outra tecnologia.
Humanos gostam de robôs amigáveis e prestativos. Isso é um fato.
Mas vamos falar mais especificamente sobre os usos comerciais da IA generativa.
Embora essa tecnologia esteja em desenvolvimento há décadas, ela está apenas agora entrando nas indústrias que impulsionam nossas vidas cotidianas. Isso inclui quase todos os pontos de contato ao longo da cadeia de suprimentos, especialmente os armazéns que estocam, gerenciam e transportam mercadorias.
A IA generativa é particularmente útil na previsão de demanda e gestão de estoque porque pode prever o que os clientes vão querer no futuro, para que as empresas possam colocar planos em prática hoje. Continue lendo para aprender o que é IA generativa e explore exemplos do potencial dela na previsão de demanda e gestão de estoque.
O que é IA generativa?
Quando falamos sobre IA generativa, o que queremos dizer? Simplificando, é qualquer tipo de análise de IA que foi especialmente programada para criar novo conteúdo. Isso pode incluir:
👉 Texto
👉 Áudio
👉 Código de software
👉 Imagens
👉 Simulações
👉 Vídeos
👉 Respostas do chat
👉 Desenhos
Essa tecnologia envolve treinar um modelo de aprendizado profundo para desenvolver um produto ou solução inteiramente novo. A IA generativa já está sendo usada em uma miríade de indústrias para agilizar a criação de conteúdo, codificação e muito mais.
Exemplos de IA generativa na previsão de demanda
Muitas empresas estão usando IA generativa na gestão de armazéns para criar previsões de demanda mais precisas. Aqui estão algumas das maneiras como estão fazendo isso:
🎯 Analisando dados do cliente e tendências de mercado
Ferramentas de IA podem ajudar as empresas a analisar os dados de seus clientes, bem como prever tendências de mercado. Dessa forma, elas podem tomar decisões mais bem informadas sobre gerenciamento de estoque e planejamento de produção.
Sem IA generativa, uma empresa pode ter que depender de métodos de previsão desatualizados. Isso é insustentável, pois os insights do cliente estão sempre mudando, e olhar para trás só pode lhe dizer muito.
Basta perguntar aos nossos especialistas em software:
“A menos que uma empresa tenha as ferramentas certas para analisar dados, quaisquer conclusões tiradas sobre finanças e operações estão fadadas a ser falhas.”
🎯 Previsão e controle de estoque
Com IA generativa, as empresas podem criar previsões que vão além dos modelos tradicionais. Esses relatórios incorporam uma gama de detalhes intrincados sobre fatores que podem afetar a demanda.
O software extrai informações de conjuntos de dados díspares, bem como padrões em tempo real. Isso o ajuda a entender como a demanda pode mudar no futuro, levando em consideração fatores como:
👉 Promoções passadas, atuais e futuras
👉 Flutuações sazonais
👉 Tendências de mercado
👉 Comportamento do comprador
👉 Condições econômicas
Com essas análises e insights de IA, é mais fácil para as empresas gerenciarem seus níveis de estoque. Elas não estão apenas prevendo cenários futuros com base no desempenho passado.
Em vez disso, eles podem alocar recursos de forma mais apropriada e antecipar quaisquer mudanças de mercado com base em ações muito reais que podem ocorrer no futuro. Por exemplo, com planejamento de produção inteligente, as empresas podem evitar faltas ou excessos de estoque.
Com o tempo, a aplicação de IA generativa à previsão de demanda pode melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos e ajudar você a criar um modelo de negócios mais econômico.
Como os principais fornecedores de ERP estão incorporando análises de IA
Se você está avaliando alguns dos principais sistemas de ERP, provavelmente descobriu que há muitas maneiras interessantes de incorporar IA em soluções existentes. Na verdade, vários líderes de ERP estão usando IA para reforçar sua funcionalidade de gerenciamento de cadeia de suprimentos usando recursos como análise prescritiva.
Em termos do que esperar no futuro, você provavelmente verá muitos fornecedores de ERP aproveitando IA generativa para automatizar aspectos cada vez mais granulares de remessa e entrega.
O futuro da previsão da demanda é inteligente
Cada vez mais empresas estão começando a ver o potencial da IA generativa, especialmente na área de gerenciamento de estoque e previsão de demanda.
Sua empresa está pensando em explorar o uso de IA generativa na previsão de demanda? Se sim, a IT PROJECTS pode ajudar você a navegar pelos próximos passos. Entre em contato conosco!
Compartilhe!
Sou Fabricio Amorim, 25 anos atuando como Gestor de Projetos e de PMO no Brasil e exterior, co-fundador da IT PROJECTS, empresário, mentor, conselheiro. MBA pela FGV. Inúmeras certificações. Especialista em Projetos de ERP e Transformação Digital. Apoio incessante à empresários e gestores na jornada de crescimento e desenvolvimento de seus negócios. Eterno aprendiz e apaixonado por novos desafios!