Como identificar tendências, inovações e processos ágeis em um mundo VUCA – Part. 1 – Tendências
Uma forma de anteciparmos os movimentos de mercado é identificar sinais que evidenciam tendências, sejam elas mercadológicas, comportamentais ou estéticas. As tendências são matéria prima para a inovação. No campo de conhecimento e prática em projetos, a agilidade se demonstra como uma tendência e novo padrão de trabalho. Convido você a entender um pouco mais sobre este contexto:
Tendências
Segundo o Dicionário Priberam de língua portuguesa (2019):
Ten·dên·ci·a: Do Latim tendentia, -ae, plural de tendens, -entis, particípio presente de tendo, -ere, estender, apresentar, dar)
1. .Ação ou força pela qual um corpo tende a mover-se para alguma parte.
2. [Figurado] Propensão; inclinação; disposição; propósito.
Identificar tendências como forma de antecipar iniciativas e projetos organizacionais, é um dos exemplos de como podemos usar o mapeamento de sinais de mudanças.
Uma ferramenta que pode nos ajudar a identificar isso é o Google Trends, que analisa os termos de pesquisa, por exemplo: SCRUM VS PMBOK.
Figura 1: SCRUM vs PMBOK no Google Trends de 2004 até o momento Fonte: Google Trends pelo Autor (2019)
Nesta imagem, podemos identificar que ao longo dos anos o termo PMBOK foi caindo no interesse de buscas, enquanto, o termo SCRUM demonstra um aumento de interesse nas pesquisas do Google.
A identificação de tendências é uma ferramenta importante para guiar a estratégia organizacional e os projetos/iniciativas a serem realizados. Vaitheeswaran (2012) destaca que nós superestimamos a mudança no curto prazo e subestimamos a mudança no longo prazo, ou seja, as mudanças culturais e mercadológicas seguem uma curva de disseminação da inovação que nem sempre é curta.
As tendências elaboradas de maneira autoral, são baseadas em evidências, que são chamadas de sinais, estes sinais são informações comprovadas e irrefutáveis. Estas informações podem ser: Dados; Descobertas; Acontecimentos; Notícias (Globais e Locais). Estes sinais podem ser fatos: Tecnológicos; Científicos; Ambientais; Políticos; Sociais; Econômicos; entre outros.
Cynefin Framework
O mundo com uma complexidade crescente é algo difícil de ser explicado. Neste sentido,
Dave Snowden, propôs em 1999, enquanto trabalhava como consultor na divisão de consultoria da IBM, uma estrutura conceitual que auxilia na compreensão sobre o cenário atual. Cynefin é uma palavra que significa habitat em galês.
O framework apresenta 4 domínios: óbvio, complicado, complexo e caótico. Ao entender em qual contexto estamos, esta abordagem pode nos ajudar a compreender quais ações são esperadas de nós e do nosso time.
Figura 1: Cynefin Framework Traduzido e Adaptado Fonte: Snowden (1999).
Uma das possíveis soluções para o mundo complexo, é adaptar-se por meio de inovações sejam elas incrementais (pequenas mudanças e/ou melhorias) ou disruptivas (grandes mudanças que mudam em grande parte ou totalmente o conceito original).
E por hoje é só pessoal!! To be continued.....