Como Iniciar Carreira na Área de Tecnologia da Informação
Introdução
Olá a todos! Recentemente muitas pessoas tem me perguntado como iniciar na carreira de Tecnologia da Informação, e programação. Antes de tudo, e essencialmente antes do técnico, vou comentar sobre duas coisas que pessoas utilizam como “muleta” para justificarem seus motivos de não adentrar na área:
- "Mas eu não tenho dom, nem sou bom com matemática."
- "Eu gostaria de trabalhar com isso, porém programação é muito chato."
O primeiro ponto é famosos entre qualquer profissão ou campo, pois muitos julgam que só atuam em tais posições quem tem talento, ou dom para o ofício. Claro, que existem pessoas que nascem com uma habilidade especificamente aguçada para tais atividades, principalmente na medicina, porém na minha humilde opinião, e também atestado por muitos estudos, vi muito mais pessoas esforçadas atingirem o sucesso, do que pessoas com puro dom. Então, você não precisa ser talentoso, você precisa ser esforçado e ter vontade.
O segundo ponto é um pouquinho relativo, pessoas tendem a não gostar daquilo que não conhecem, até efetivamente tentarem, e literalmente pegar o gosto da coisa. Isso acontece muito, e na grane maioria das vezes, não podemos dizer que gostamos ou não gostamos de algo, se nunca tentarmos. A vida é uma série de tentativas e erros, tentar e realmente certificar-se que não gostou, é melhor do que ficar apenas parado, esperando as “condições perfeitas para tentar”.
Mão da Massa
Pronto! Acabou a parte coaching, vamos agora para a parte mais pratica. Primeiramente, acredito que todos vem acompanhando quanto o cenário de TI e programação vem crescendo, e tomando conta até de áreas que não tinham contatos anteriormente. E atualmente, vemos muitas ramificações desta área, então e primeira coisa a ser fazer, é olhar todas as áreas disponíveis entro deste mundo, e escolher a que você mais sentiu afinidade. As áreas são infinitas, porém vou listar algumas aqui para que você tenha uma lista de partida.
- Desenvolvimento Frontend
- Desenvolvimento Backend
- Desenvolvimento Fullstack
- Desenvolvimento Mobile
- Suporte
- Banco de Dados
- DevOps
- Internet das Coisas
- Data Analytics
- Machine Learning e Deep Learning
- Big Data
- Business Intelligence e Salesforce
- Engenharia de Cloud
- Infraestrutura e Redes
- Redes de Telecomunicações
- Segurança da Informação
Quantas áreas né? Então a primeira coisa, vai ser você pesquisar área por área, e verificar qual a área que mais te atrai e começar a focar na mesma.
Escolhi minha área, e agora?
Após escolher uma área, muitas pessoas vão ao proximo passo que seria procurar um curso como técnico, faculdade ou mesmo algum online. O curso é bem importante, para ir lhe dando um norte sobre o que precisa ser estudado, e quais as particularidades dentro na área que você escolheu. Nessa etapa, há outra pergunta a se fazer: “Eu quero já partir para prática e já estar pronto para o mercado de trabalho, ou estar preparado para uma carreira mais académica e teórica?”
Se você quer estar pronto pro mercado em pouco tempo, eu recomendo fazer cursos mais curtos e focados como técnicos, ou mesmo cursos onlines, uma faculdade irá lhe tomar muito tempo, e as vezes você não vai sair moldado para o mercado de trabalho da mesma. Caso, você queira um aprendizado mais teórico, orientado a academia, procure um curso de universidade.
Após iniciar seu curso, existe um ponto muito importante aqui. Não seja passivo, e dependa todo seu conhecimento de cursos, programação é uma área que exige muita curiosidade e que você seja autodidata. Então, faça coisas pessoais como projetos ou procure um repositório, e tente rodar o código deste repositório, e depois, tente entender este código.
Hábitos que Irão lhe Tornar um Mestre em sua Área
Na realidade, para começar uma carreira de TI, existem alguns hábitos que se você manter, você com toda certeza irá chegar em patamares altos. Se você já está em um trabalho na área, porém não é a área que você gostaria de atuar, não culpe seu trabalho, assuma a responsabilidade e faça projetos paralelos e estude por conta em sua casa, se você mantiver estes hábitos, em pouco tempo você conseguira trocar de emprego para área que deseja.
Vamos a dois hábitos muito importantes:
- 1 - Fazer relatórios e documentar tudo o que faz
- 2 - Engenharia reversa de repositórios
- 3 - Estudar por conta para se manter atualizado em sua área
Passando ponto a ponto:
1 - Muitas empresas já cobram documentações sobre tudo que você faça, e isso é um habito que irá lhe fazer aprender muito, pois enquanto você documenta um problema que resolveu, você não apenas tem uma referencia para o futuro, caso o problema apareça de novo, como você com certeza irá aprender mais e tomar consciência de pontos que não tinham passado pela sua cabeça anteriormente.
2 - Faça engenharia reversa de repositórios, pegue um repositório no Github que representa bem a sua área de escolha, e primeiramente tente fazer o build, execução e testes desse repositório. Após isso, você irá mergulhar no código e olhar o porque de casa coisa estar acontecendo, qual a arquitetura e design patterns que a pessoa utilizou para o projeto, e como tudo é executado no fundo dos panos.
3 - Estudar por conta, É MUITO IMPORTANTE, e pode ser o divisor de águas entre você conseguir um emprego dos sonhos ou não. No ano passado eu consegui um emprego na minha área na Irlanda, um sonho que eu tinha faz muito tempo, e agora estou indo para meu próximo sonho, que é conseguir um trabalho remoto e virar um nômade digital, para que eu possa trabalhar com o que amo, e fazer trabalhos voluntários para organizações na África. Estou contanto está historia, por que oque me trouxe até aqui, foi o estudo por contra própria.
Quando você estuda por conta, você está agregando mais valor ao seu skillset, e quando você faz projetos pessoais, você não tem barreiras, você pode aprender aquilo que quiser, ou aquilo que está tão em alta no mercado. Voltando ao meu exemplo, no inicio da minha carreira eu comecei um projeto pessoal sobre automação de chuveiros elétricos, e fui estudando e incrementando este projeto pessoal, até que isso virou uma startup, e até hoje, em todas entrevistas de emprego que faço é sempre o ponto que chama mais atenção dos recrutadores. Por isso, nunca subestime o poder de projeto pessoais.
Infelizmente gostaria de escrever um livro sobre isso, pois são muitas coisas para cobrir, e este artigo poderia ficar gigantesco. Por isso, este artigo vai ser mais uma introdução ao tema, em que vou dar continuidade com a parte 2, 3 e n.
Muito obrigado, se este artigo lhe agregou valor, deixe o seu like, e compartilhe com quem possa ter interesse.
Tenha um ótimo dia!
Android | Kotlin Developer @ Critical Techworks 💻
4 aMuito bom, cara!
Sr. DevOps Engineer | Platform Engineer @ Trimble Inc.
4 aConcordo com os pontos, Somente com a relação a Universidade eu acho essencial para adquirir uma base solida na computação, afinal cursos de Algoritmos e estrutura de dados etc... não vendem fácil e não são atrativos as pessoas iniciantes.
Psychologist | HRBP | Talent Acquisition | Learning and Development | People Management |
4 aVocê é show! Poucas são as pessoas que sonham grande e deixam conselhos para outros sonharem também. Parabéns por tudo que tem feito e tudo que tem construído. Você vai muito longe! Orgulho de você!