Como a inteligência espiritual ajuda na tomada de decisões profissionais?
Decisões de âmbito profissional precisam ser tomadas o tempo todo…
Seja no dia a dia de trabalho — dentro de uma organização ou como pessoa empreendedora — ou em relação aos próximos passos na carreira. É impossível fugir das escolhas que precisam ser feitas diariamente ou de tempos em tempos.
Diversos atendimentos que realizo na Guideness são permeados por angústias profissionais:
Qual caminho seguir?
Estou infeliz e não sei o que fazer…
Como me tornar mais sênior?
Quero empreender, mas não sei por onde começar…
São tantos questionamentos, dúvidas e inseguranças. Me sinto feliz por conseguir contribuir de alguma forma por meio do meu conhecimento, mas sempre deixo claro aos clientes que as respostas estão mais próximas do que imaginam. Basta, com muito esforço e dedicação, olhar para dentro.
Eu posso ser a guia, dou a mão, ofereço caminhos e conselhos, mas não é aqui fora que encontramos as respostas. É com muita inteligência espiritual que se chega lá, onde quer que esse lá seja (para cada indivíduo é um lugar diferente).
E é sobre isso que falo no artigo de hoje: decisões profissionais e inteligência espiritual. Vamos entender como se relacionam?
Resgatando o conceito de inteligência espiritual
Quem me acompanha há mais tempo já sabe que falo muito sobre inteligência espiritual. Mas para os que chegaram agora, este conceito pode ser uma novidade…
Antes, é preciso entender que é diferente de religião. Inclusive, você pode ser inteligente espiritualmente e ateu ou sem crenças religiosas.
As palavrinhas mágicas mais próximas de inteligência espiritual são autoconhecimento, essência e propósito.
Quem sente estas habilidades bem desenvolvidas consegue dar propósito às suas ações, significado à vida. É sobre o sentido que se dá para a própria existência, o que só é possível se houver autoconsciência sobre si mesmo.
E o que isso tem a ver com a vida profissional?
Levante o dedo quem nunca viveu uma crise profissional. Ou quem nunca se sentiu perdido ao precisar lidar com um desafio na gestão do time. Ou quem nunca ouviu um feedback negativo em relação ao seu trabalho e ficou desnorteado. Ou ainda quem nunca desejou trilhar outro caminho na carreira.
Estes são apenas alguns exemplos de decisões profissionais que precisam ser tomadas. Algumas de âmbito diário, que acontecem na rotina, outras mais grandiosas, que podem impactar o contexto como um todo.
Recomendados pelo LinkedIn
Quando a pessoa se sente sem rumo, perdida ou em sofrimento, é preciso investigar as causas do incômodo. A partir do diagnóstico que nos conduz à raiz da insatisfação, é possível traçar um plano de ação.
Nesse processo todo, há uma relação direta com a inteligência espiritual.
Percebe como a falta de autoconhecimento pode ser a causa de tantas questões que parecem impossíveis de responder? Onde encontrar as respostas?
A inteligência espiritual é como uma bússola, que te guia em meio à escuridão nos momentos mais dolorosos e difíceis. Ela não irá blindar você do sofrimento, mas garantirá que seja capaz de encontrar um caminho para voltar a respirar.
Portanto, quanto mais inteligência espiritual, mais clareza sobre o que faz sentido para a vida que você quer construir e, consequentemente, as decisões profissionais serão mais direcionadas. Com isso, você aumenta as suas chances de alcançar a felicidade e a satisfação na carreira. Percebe como está tudo conectado?
É possível desenvolver a inteligência espiritual?
Assim como toda soft skill, não há um manual pronto, uma receita de bolo que sirva para todas as pessoas.
Principalmente em relação à inteligência espiritual, é um processo longo, pautado em mudança de mentalidade e comportamento. Inclusive, pode durar a vida toda, afinal, sempre há o que aprimorar.
O primeiro passo é estar aberto à mudança. Feito isto, você pode contar com a Guideness para tornar esse processo mais fluido. Nos atendimentos, que são personalizados e individuais, vamos iluminar os seus caminhos por meio de um mergulho na sua história e personalidade.
Todos os conselhos compartilhados nas sessões são embasados em vivência profissional e na definição de arquétipos pessoais, que irão te ajudar a encontrar a melhor rota diante da situação que você está vivendo.
Vamos conversar? Entre em contato por aqui!
_________
Michele Bailone Borba
Sou criadora da Guideness, especialista em arquétipos e inteligência espiritual e carrego na bagagem mais de 25 anos de experiência corporativa nas áreas de negócios, marketing e comercial.
Em atendimentos personalizados e individuais, oriento os meus clientes em processos de transformação em suas vidas pessoais e profissionais. Nas empresas, conduzo palestras sobre inteligência espiritual a fim de promover reflexões e mudanças positivas no ambiente organizacional.