Você permite que seus medos te paralisem?
O medo é uma emoção que faz parte da vida de todas as pessoas e tem um papel fundamental na sobrevivência humana.
No entanto, há quem não saiba administrá-lo da maneira adequada e acabe se sentindo paralisado, o que não é benéfico para a sua própria evolução.
O potencial de crescimento de cada um está muito atrelado ao entendimento do medo, algo que fica mais fácil quando se tem a inteligência espiritual bem desenvolvida. Vamos entender mais sobre isso e como evitar sucumbir a essa emoção?
O que é o medo?
Considerado uma das emoções universais, o medo exerce um papel de proteção.
Quando sentimos medo, estamos nos preservando de situações que nos colocam em risco de alguma forma. É por isso que essa emoção tem um papel tão importante na sobrevivência e evolução.
O problema acontece quando a pessoa não consegue lidar de maneira saudável com o medo. Ao deixar de ser um mecanismo protetivo, acaba prejudicando outras esferas da vida do indivíduo.
O medo que paralisa X o potencial de crescimento
Um dos efeitos nocivos do medo é a paralisação que te impede de dar o próximo passo e seguir em direção ao futuro.
Você provavelmente se lembra de alguma situação em que, ao sentir muito medo de algo, como dar uma palestra diante de uma grande audiência, se sentiu paralisado. Neste exemplo, caso a pessoa se deixe levar pela emoção, poderá acabar desistindo de palestrar, independentemente do quão importante seja a oportunidade.
E é aqui que entra o ponto de atenção: apesar do medo apontar em uma direção aterrorizante algumas vezes, também pode indicar o caminho que te leva até o seu maior potencial de crescimento.
Pense comigo: se algo provoca medo, talvez seja porque ainda há o que explorar e se desenvolver naquela direção, concorda?
Normalmente, essa emoção está muito atrelada ao desconhecido, àquilo que ainda não dominamos. Afinal, se fosse algo corriqueiro, com o qual você se sente familiarizado, não teria porque sentir medo.
Como interpretar o medo?
Não é tão simples compreender o que há por trás do medo e identificar a causa de suas reações e o que você estaria perdendo se permitisse sucumbir a esta emoção.
A minha orientação normalmente é se questionar se o que precisa ser feito, apesar do medo, irá contribuir para que você se desenvolva e evolua. Se a resposta for sim, procure enfrentar e sair da paralisação.
Ao mesmo tempo, lembre-se de que há momentos em que a prudência vem disfarçada de medo e, talvez, nessas horas, ele seja um aviso necessário sobre qual direção seguir.
O que irá ajudar bastante nesse processo é a inteligência espiritual, habilidade que está relacionada ao autoconhecimento. Quando se tem consciência sobre a sua essência, o seu momento de vida, valores, dificuldades e talentos, fica mais fácil interpretar o medo e fazer os questionamentos necessários para evitar a paralisação.
“Mas, Michele, como desenvolver a inteligência espiritual?”
Olhando para dentro. Reconhecendo a sua jornada, buscando sentido para a sua existência e compreendendo quem você é hoje e onde deseja chegar amanhã.
Isso está longe de ser algo simples, mas o processo fica mais fácil quando se tem companhia para chegar ao outro lado do rio. A Guideness pode ser essa companhia e contribuir para que a inteligência espiritual ilumine os seus caminhos. Vamos conversar?
____________________
Michele Borba
Sou criadora da Guideness, especialista em arquétipos e inteligência espiritual e carrego na bagagem mais de 25 anos de experiência corporativa nas áreas de negócios, marketing e comercial.
Em atendimentos personalizados e individuais, oriento os meus clientes em processos de transformação em suas vidas pessoais e profissionais. Nas empresas, conduzo palestras sobre inteligência espiritual a fim de promover reflexões e mudanças positivas no ambiente organizacional.