{$} Como investir tem me ajudado na carreira e na vida
Já parou para pensar em quantas vezes você se deseja em uma vida melhor? Pensando em ter mais conforto, mais liberdade, menos pressão no trabalho ou na faculdade... Porém, já percebeu como pensamos demais e executamos pouco? Para piorar, ainda tem aquelas pessoas que reclamam e não fazem nada para mudar.
Pois está aí o grande diferencial de pessoas bem sucedidas na vida e/ou na carreira: A capacidade de fazer acontecer! E se vale de acréscimo, o fazer acontecer deve ser rápido.
Mas que diabos isso tem a ver com o tema do artigo? Pois bem... Senta que lá vem história! 😆
Houve uma época em que eu estava insatisfeita em muitos aspectos da minha vida, sendo a parte financeira uma das principais. Nessa época, sempre que pensava no assunto, colocava culpados pela minha situação. Pensava em como minha vida poderia estar sendo diferente se outras pessoas tivessem feito outros tipos de escolhas.
Mesmo com essa mentalidade, comecei a pesquisar como poderia estar obtendo renda e uma rentabilidade maior que a poupança no que eu conseguisse aportar. Em uma dessas buscas, encontrei um grupo de investidores no Facebook. Desse grupo, capturei os primeiros passos para realmente começar a investir. Meu primeiro investimentos fora da poupança: Tesouro Selic.
Daí fui percebendo que investimentos é mais sobre perder o medo do que qualquer outra coisa. Porém, para perder o medo você tem que ir atrás de duas coisas chamadas CONHECIMENTO e ATITUDE.
Com conhecimento, você entende o que você está fazendo, onde está se metendo, quais os riscos envolvidos... Porém, só o conhecimento não basta. É necessário atitude para materializar esse conhecimento e concretizar o objetivo
Então, após esses primeiros passos na renda fixa, fui explorar outros mercados mais desafiadores como ações e fundos imobiliários. Durante esse tempo, percebi que o maior direcionador do meu destino era eu mesma! Só dependia de mim evoluir e melhorar. Então, o que começou com aportes, foi levado para a vida em geral.
Comecei a buscar mais conhecimento e atitude na faculdade, depois no mestrado, no trabalho... E comecei a enxergar o mundo como um lugar de infinitas possibilidades.
Foi com essa mentalidade que enxerguei a oportunidade de abrir minha empresa (Hub.mi). Para isso, mais uma vez, tive que ir atrás de conhecimento e atitude para execução!
E isso se aplica a tudo! E nunca pense que você deve estar preparado, porque, se você esperar, o momento perfeito não chegará! Comigo, tive que aprender rápido em vários momentos da minha vida: Para patentear o projeto que desenvolvi na faculdade, para abrir minha empresa, em projetos do trabalho... Nada disso eu tinha conhecimento sólido para execução. Mas tomei atitude e fiz acontecer!!
Portanto, olhando minha trajetória, percebi que, como investidora, colhi vários frutos que me beneficiaram no trabalho e na vida de maneira geral:
- Busca constante por conhecimento sem medo dos desafios que aparecem (se você acha que sabe muito, algo de errado não está certo 😂)
- Pensamento mais analítico (Analisar números, balanços, etc e tirar conclusão deles é essencial e é mais simples do que se imagina)
- Pensamento mais estratégico (estratégia também faz parte de investir. Além disso, como empreendedora, passei a ter a visão de quem é dono do negócio, sendo necessário entender a necessidade do cliente e construir a visão de longo prazo para se manter no mercado)
- Mais atitude e proatividade (atitude é tudo )
- Ser um solucionador de problemas (Foco sempre na solução porque adiar problemas é criar mais problemas)
- Capacidade de se planejar melhor (Planejamento é essencial para sabermos onde e como chegaremos no nosso objetivo)
- Melhor gestão do tempo (Estudar, trabalhar, viajar, família, amigos... Gerir tempo é essencial para não sentir que está fazendo muita coisa sem resultado)
- Maior liberdade na tomada de decisões (Quanto mais próximo da liberdade financeira, menor é o "peso que você sente nas costas" 🗽)
- Melhor autoestima (principalmente depois que você vê sua estratégia dando certo com o tempo)
- Necessidade de ajudar outras pessoas (Você se sente tão bem e tão realizado, que passa a querer que outras pessoas sintam o mesmo)
Após analisar sobre como tenho refletido meus aprendizados dos investimentos na minha vida de maneira geral, e após solicitações de vários amigos e conhecidos, decidi produzir conteúdo para quem se interessa por esse mundo.
Para consolidar todo o conteúdo que aprendi após alguns anos de experiência no mercado financeiro com ensinamentos práticos, montei um curso e você pode estar acessando pelo link abaixo! Nele, você estará aprendendo a investir seu dinheiro em diferentes modalidades de investimentos (desde pessoas de perfil mais conservador até pessoas de perfil mais arrojado)
Então, só cabe a você duas coisas: CONHECIMENTO e ATITUDE para transformar sua vida!