Como lidar com pessoas desengajadas e estagnadas na sua equipe?

Como lidar com pessoas desengajadas e estagnadas na sua equipe?

Você tem alguém assim na sua equipe?

Se não tem agora, ótimo! Mas vez por outra essa situação acontece, as vezes com um bom profissional que se desmotivou por alguma razão, ou mesmo com aquele que não vê mais perspectivas e caiu na mesmice. 


👉🏼Seu papel como líder é identificar essas situações tão logo elas aconteçam, e agir. Não espere criar uma bola de neve onde o único caminho seria um desligamento. Você acompanha o termômetro da equipe, e ao perceber que alguém estagnou, ajude. Muita gente não sabe como resolver isso sozinho, e o apoio do líder para resgatar o profissional é essencial.

Como?


➡Converse com a pessoa e entenda em qual momento ele começou a se desengajar. Passou a não entregar o que deveria, deixou cair a qualidade, começou a se atrasar ou até faltar.. Por qual motivo? Entenda o que foi que despertou essa baixa na pessoa e se coloque a disposição para ajudar. Dê a mão. 

Muitos gestores deixam a situação resolver por si só ou ainda acha frescura, mas eles são os responsáveis por solucionar e por manter o resultado e a produtividade da equipe em alta.


➡Ajude a pessoa a assumir a responsabilidade por sua carreira e crescimento profissional. Você ou a empresa podem ajudar, mas se a pessoa não assumir a gestão de seu próprio desempenho, uma das principais prejudicadas será ela mesma. De que forma a atitude dela irá impactar na sua própria carreira? Identifiquem juntos alguns objetivos desafiadores e desenvolvam um plano para colocá-los em ação. 


➡Estimule a pessoa a voltar a ter perspectivas, ajude a mostrar os ganhos do seu trabalho, do seu aprendizado e da devida entrega dos seus resultados. Se necessário, coloque a pessoa em outros projetos para oxigenar a capacidade de produção e motivação.


➡Proporcione mais oportunidades de desenvolvimento para sua equipe. As vezes alguns colaboradores estão executando a mesma função há tanto tempo, pergunte se querem aprender coisas novas, delegue um pouco mais, ensine mais. Você pode se surpreender.


➡Crie um clima cada vez mais agradável. Encoraje a participação e a confiança mútua, dê abertura para opiniões e ideias, faça mais reuniões integrativas, reconheça mais os esforços.


➡Leve para tomar um café. Pague um bolinho e aproveite o momento mais descontraído para praticar sua missão de liderança.


Espero que minhas dicas te ajudem. 🙏🏼Ficarei feliz em saber o resultado do que você praticou!☺



Fernanda Massote é Psicóloga, Especialista em Carreira, e pós graduada em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas. Experiência de mais de 12 anos em empresas na área de Gestão de RH. Trabalha com desenvolvimento de lideranças, coaching, orientação profissional e recolocação.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos