Como melhorar o SEO do meu site?
Uma breve introdução ao SEO (Search Engine Optimization) - Otimização para Mecanismo de Busca
"Como melhorar o SEO do meu site?"
Já perdi a conta de quantas vezes me fizeram esta pergunta. 🤓 Afinal, quem não quer seu site no topo do Google?
Mas antes de continuar, deixa eu te contar brevemente porque defendo e falo tanto sobre temas como SEO, Performance e Acessibilidade. Acontece que na maior parte da minha jornada como desenvolvedor, trabalhei (e ainda trabalho) com o desenvolvimento de sites e páginas comerciais. Esses sites e páginas tinham um objetivo em comum: divulgar/oferecer produtos ou serviços, e precisavam ser encontrados pelo maior número possível de pessoas de forma orgânica (sem campanhas pagas no Google por exemplo). Com o passar dos anos, muito estudo e trabalho fui entendendo como melhorar o SEO das minhas páginas e sites.
Bom, vamos lá! 🚀
1) Por quer SEO?
"Quase toda experiência online começa com uma busca na web."
Creio que isso não seja novidade para você, afinal buscar na web é algo que provavelmente você faça muitas vezes ao dia, seja para fins de trabalho, estudo ou lazer. Então se buscamos algo no Google por exemplo, queremos que ele nos mostre os melhores sites.
"Páginas melhores ranqueadas têm mais chances de cliques."
Isso também não deve ser novidade, não é? 😏 Mas será que toda página que está no topo dos resultados de busca recebem mais cliques?
E se minha página estiver no topo e mesmo assim não receber cliques? O que acontece? O que fazer?
"Me chama que eu ajudo você!" 😎😁 (Brincadeira!)
2) Como a pesquisa Google funciona?
Se você tem interesse em aventurar-se pelo mundo do SEO, uma das primeiras coisas que eu recomendo é entender como funcionam os mecanismos de pesquisa (Google, Bing, etc...). Neste post vou me focar no Google, é claro!
A pesquisa Google funciona basicamente em três etapas:
"Você deve criar um site para beneficiar seus usuários, e qualquer otimização deve servir para melhorar a experiência deles. "
Um desses usuários é o mecanismo de pesquisa, que ajuda outros usuários a descobrir seu conteúdo. O Google quer sempre vai tentar oferecer a melhor experiência para o usuário. Se o usuário busca algo no Google, ele não quer perder tempo clicando em sites ruins e sem relevância. Fica a dica! 😉
O algoritmo do Google é feito para ver cliques como “bom” e a falta de cliques como “ruim”.
What?!!! 😮
Sim! E não é complicado entender isso. Afinal, como falei, o Google quer entregar o resultado certo para a pessoa certa. O Google quer que o usuário encontro o conteúdo, produto ou serviço que procura o mais rápido possível, e com o menor número de cliques. Sem frustrações, sem demora, sem enrolação. O Google sempre coloca o usuário em primeiro lugar. De fato para o Google "User is King". ✨👑
Então se uma página de um site está na primeira página do Google, ou mesmo em primeiro lugar no resultado de uma busca feita por um usuário, mas este resultado não recebe cliques, a tendência que esta página aos poucos perca relevância para o Google, podendo até ser esquecida. Triste não? 😥
Recomendados pelo LinkedIn
Ok Marcelo! Legal! Mas conta logo aí como melhorar o SEO do meu site!
Bom! Já entendemos a importância do SEO e como a Pesquisa Google funciona. Mas afinal, como o Google e outros buscadores encontram o meu site? O que devo fazer se o meu site não está aparecendo no Google?
Eu diria para você focar inicialmente nesses três pontos, e claro, estudar muito sobre SEO:
Hoje vou falar sobre o primeiro ponto (Técnico). Mas recomendo a leitura, mesmo que você não seja o desenvolvedor web.
3) HTML5 Semântico
HTML5 (Hypertext Markup Language, versão 5)
Um bom SEO já começa pelo código. Uma boa marcação HTML pode ajudar muito os motores de busca a encontrar e entender o conteúdo do seu site. Mas não se preocupe se você não é um desenvolvedor front-end, apenas recomendo que busque entender um pouco sobre HTML e semântica, caso precise conversar a pessoa que está desenvolvendo ou dando manutenção no seu site.
O HTML5 é uma linguagem de marcação para a Web e é uma tecnologia chave da Internet.
O HTML5 trouxe importantes mudanças quanto ao papel do HTML no mundo da Web, através de novas funcionalidades como semântica e acessibilidade.
Vantagens:
Abaixo eu apresento uma estrutura mínima que uma página HTML precisa ter, para oferecer uma boa semântica (dar significado para cada parte da minha página) e assim melhorar o SEO.
<!DOCTYPE html>
<!-- Idioma do documento HTML -->
<html lang="pt-br">
<head>
<!-- Informações referente ao documento HTML -->
</head>
<!-- Conteúdo visível ao usuário -->
<body>
<header>
<!-- Cabeçalho do site / navegação principal -->
</header>
<main>
<!-- Conteúdo principal da página -->
</main>
<footer>
<!-- Rodapé do site / Informações sobre o dono do site -->
</footer>
</body>
</html>
Perceba que só olhando o código e os comentários, conseguimos entender do que se trata cada pedaço da página. Podemos ver o idioma, cabeçalho, conteúdo principal e footer (o rodapé onde geralmente ficam as informações do dono do site).
4) Tags e Meta tags HTML
As meta tags são adicionadas à seção <head> da página HTML e servem para:
Marcar um documento HTML de forma correta é essencial e já sabemos disso. Então eu lhe diria para inicialmente focar na tag "title" e na meta tag "description". Observe o trecho de código HTML abaixo:
<head>
<title>Como Fazer Bolo de Chocolate Recheado com Morango</title>
<meta name="description" content="A receita desse bolo de chocolate é recheado com morango e serve como bolo para festas.">
</head>
Agora observe a imagem de um resultado de uma busca que eu fiz no Google, procurando uma receita de bolo de chocolate com morango:
Escolha com sabedoria a tag title e meta tag description de cada página do seu site.
Ah! Deixa eu falar algo sobre a meta tag description!
A meta tag description não é relevante para o ranqueamento do seu site no Google. O Google não considera o conteúdo dessa meta tag como fator de indexação. What!? 😮
Por que usar então? Você deve estar se perguntando. Como vimos na imagem acima, o conteúdo da meta tag description apareceu no resultado de busca, logo abaixo do título da página. Acontece que o Google usa este conteúdo para passar mais informações ao usuário sobre o conteúdo existente na página, afim de tentar convencê-lo a clicar e acessar o seu site. Claro que o Google espera que o seu conteúdo realmente seja relevante ao usuário, e que o usuário encontre de fato o que estava procurando. Doido isso né? 😎😏
Quanto melhor o Google entender o seu site, mais ele conseguirá levar seu conteúdo até as pessoas que estão à procura dele.
Bom! Este post já está enorme, então vou encerrar por aqui. Espero ter ajudado. Então fica a vontade para deixar seu comentário, dúvida ou sugestão para novos posts.