COMO MELHORAR A PARCERIA ENTRE DONOS E COLABORADORES.

COMO MELHORAR A PARCERIA ENTRE DONOS E COLABORADORES.

Historicamente, a relação entre empregadores e empregados costuma ser delicada. Contudo, a atenção das empresas voltada ao bem-estar de seus funcionários, sob a premissa de que isto contribui para a produtividade da equipe, permitiu entender como melhorar o relacionamento interpessoal entre donos e colaboradores. Por isso, confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar nesta tarefa.

Ampliar a visão sistêmica

Um dos grandes desafios que observo em empresas é transformar o modelo mental das pessoas. O paradigma antigo de ver as coisas separadas e em partes excludentes é o maior impeditivo do senso de pertencimento. Afinal, fazemos parte de um mesmo sistema planetário e, sem viajar tanto, quando uma pessoa escolhe, e é escolhida, a fazer parte de uma empresa, ela simplesmente faz parte!

Esse novo modelo mental interdepedentente e sistêmico possibilita ver a empresa como um sistema vivo e convida donos e colaboradores a se verem como membros de um mesmo organismo. Estes, por sua vez, quando estando em harmonia e saudáveis colaboram entre si em busca de um objetivo comum, um bem comum.

DICA: Invista no desenvolvimento de lideranças, de cima para baixo, para fazer um upload nesse modelo mental e aproveite as reuniões para esclarecer essa visão e senso de pertencimento.

Estimular a comunicação interpessoal

Quando falamos em bom relacionamento interpessoal no ambiente corporativo, apesar de não ser tão fácil na prática, como é na teoria, não é impossível. No entanto, muitas pessoas confundem como obrigação criar laços de amizade com seus colegas de trabalho e superiores. No entanto, a única premissa na qual precisamos focar é na auto-compaixão, na empatia e na autenticidade. Esse trio da Comunicação Não-Violenta contribui com a clareza, o respeito e a busca de um bem comum – base de todo bom relacionamento interpessoal.

Para melhorar o relacionamento com seus pares e sua equipe, é fundamental que você demonstre interesse por eles e, assim, alimente a comunicação entre vocês. Pode até investir em happy hours, eventos com familiares e dinâmicas em grupo, mas o mais importante é ter atenção pelo o que se passa no dia a dia.

DICA: Invista no desenvolvimento de lideranças, de cima para baixo, para aprender a se comunicar de maneira mais habilidosa, assertiva e compassiva e perceba a diferença no clima e na produtividade da equipe

Dar feedbacks

É muito fácil cobrar e reclamar da postura ou performance da equipe, só que lembre-se que dentro da matriz de responsabilidade o líder e o dono são os verdadeiros responsáveis – se não está bom, dê feedback, treinamento, ajude no desenvolvimento, acompanhe, deixe claro suas expectativas e o impacto das posturas e atitudes que desagrada. Pratique o feedback sempre! Sua obrigação como liderança e gestor é cobrar e pontuar retornos negativos, mas uma boa gestão é aquela que não deixa passar os feedbacks positivos. Este estímulo facilita a comunicação, contribui para a gestão de possíveis conflitos e ressalta positivamente a sua liderança.

DICA: Invista no desenvolvimento de lideranças, de cima para baixo. O feedback habilidoso e assertivo ajuda no vínculo e no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Incentivar o trabalho em equipe

Não é novidade que estimular o trabalho em equipe certamente otimiza o desempenho de sua empresa com a melhoria dos resultados individuais dos colaboradores. Cada um tem o seu papel e responsabilidade, que precisa estar muito claros, assim como os objetivos, as metas e o propósito. Para que fazemos isso? Essa resposta dá senso de significado que aumenta o engajamento e o comprometimento no trabalho.

Outro ponto extremamente importante, é a gestão de pessoas feita pelos líderes. Existem muitos líderes inseguros que são centralizadores e super ocupados. Uma boa gestão de pessoas que permita trabalhar em equipe de forma produtiva, saudável e agradável precisa de líderes que orientam, desenvolvem e delegam.

DICA: Invista no desenvolvimento de lideranças, de cima para baixo. São os líderes que fazem a ponte entre os donos e tem o poder de influenciar na cultura da empresa. Quer manter a alma da sua empresa? Quer manter a identidade do seu negócio? Você já sabe em quem investir!

Promova reuniões periódicas

Passamos boa parte de nosso tempo junto de pessoas que, geralmente, não escolhemos e nem são parentes. Naturalmente conhecemos nossos colegas de trabalho com a convivência e desenvolvemos empatia por alguns. Contudo, algumas pessoas são mais reservadas ou suas atividades diárias não possibilitam boas interações com o resto da equipe. As reuniões periódicas ajudam a integrar e conhecer cada um da equipe.

Existe uma infinidade de outras boas práticas e ações que você pode implantar para melhorar essa parceira. O que você faz para transformar funcionários ou recursos em colaborares e talentos? Compartilhe suas experiências conosco!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Mônica Silvestre Santos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos