Como montar e analisar um BALANÇO PATRIMONIAL eficiente
O Balanço patrimonial tem por finalidade, apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma empresa em determinada data. O balanço patrimonial apresenta os Ativos (bens e direitos), Passivos (exigibilidades e obrigações) e o Patrimônio Líquido,, que é resultante da diferença entre o total de ativos e o total de passivos. O balanço pode ser considerado como uma igualdade contabilística dividida em dois membros, o primeiro membro é representado pelo ativo, e o segundo membro pelo passivo e capital próprio da empresa.
A palavra "balanço" decorre do equilíbrio ou da igualdade expresso nas seguintes fórmulas contábeis:
- Patrimônio Líquido = Ativo - Passivo
- Aplicações = Origens.
O balanço patrimonial é obrigatório para todos com duas exceções previstas (empresários rurais e Micro Empresas) e sua estrutura é uma consequência das partidas dobradas aonde para um ou mais crédito existirá um ou mais débito de mesmo valor.
O termo "patrimônio" refere-se ao conjunto de Bens, Direitos e Obrigações..
Veja a seguir exemplos de cada uma dessas categorias e aprenda a classificar os valores do seu balanço patrimonial, com a Planilha apresentada:
Ativo Circulante: são as contas a receber da empresa, impostos que podem ser recuperados, estoques e outros recebimentos de curto prazo.
Ativo Não Circulante: são os depósitos judiciais, investimentos e outros recebimentos de longo prazo.
Ativo Permanente: são a estrutura física, os imóveis e outros bens imobilizados e duradouros da empresa.
Passivo Circulante: são as contas a pagar, valores devidos a fornecedores, despesas mensais e outras de curto prazo.
Passivo Não Circulante: podem ser financiamentos, pagamento de fundos, provisões e outras obrigações de longo prazo.
Patrimônio Líquido
Esta é uma categoria maior que compreende de forma genérica os valores que a empresa deve aos sócios. Podem ser classificados em:
Capital social: é o valor inicial que os acionistas ou sócios investiram na empresa, assim como os aportes ou retiradas de capital subsequentes.
Lucro ou Prejuízo: é o valor obtido nas operações da organização que ainda não foram retirados da empresa. São denominados lucros acumulados ou lucros retidos.