Como montar um time de Growth na sua empresa? Vale a pena ter um time interno?
Qual é a hora de pensar em #growthhacking ?
Growth é uma mentalidade de buscar constantemente as alavancas de crescimento do negócio. Portanto, se deve começar a pensar em Growth logo quando se deseja crescer. Esse pensamento deve começar junto com o nascimento do negócio, já que “crescer não é mais uma questão de adaptação, mas sim de sobrevivência”, parafraseando o nosso CEO, Yago Martins.
Mesmo que o mindset exista desde o início do negócio, as estratégias de como aplicar Growth variam de acordo com o momento, já que a empresa deve ter clareza para onde está crescendo e quais estágios precisa passar para chegar até o seu objetivo.
No início, a empresa estará descobrindo o seu mercado e validando seu produto ou serviço. Nesse momento, são justamente o teste e a validação do produto ou serviço os principais focos e devem estar sempre um passo antes do Growth. Ou seja, não é o momento indicado para crescer com agilidade.
Em um segundo momento, quando a empresa encontra o Product Market Fit (PMF) - ou seja, a solução que o mercado procura - é o momento ideal de começar a implementar Growth. Nesse momento, as estratégias serão voltadas para testar as estratégias com agilidade, previsibilidade e controle total sobre os custos. É a etapa inicial de crescimento - irá trazer subsídios para prever o futuro do negócio, entender o que funciona e o que não funciona, direcionar os investimentos futuros para as melhores estratégias e ter números e dados para tomar decisões acerca do que está evoluindo ou não.
Em um terceiro momento, se inicia a fase de tração, que é o foco no crescimento acelerado. A empresa já domina o funcionamento do mercado, das campanhas, já sabe o que funciona melhor e tem melhores condições de propor soluções mais assertivas, afinal, já possui os dados necessários para prever os resultados e não precisa mais se preocupar tanto com erros.
QUAL É PERFIL PROFISSIONAL DO TIME?
Com base no exemplo da Funnil, o time mais assertivo de Growth é aquele composto por dois tipos de profissionais: um com foco em performance e outro com foco em criatividade e arte. Aliando profissionais com perfil analítico, que entende de indicadores, métricas, dados e comportamento humano, a profissionais com perfil de criação, que são especialistas em copy, anúncios, criativos e vídeos, se garante o sucesso da operação. Portanto, tenha em mente que você precisará, no mínimo, desses dois profissionais.
A Funnil não é uma agência de publicidade nem de marketing, portanto, não faz parte dos nossos entregáveis os criativos das campanhas, por exemplo. Por outro lado, entendemos que é fundamental ter no nosso time de Growth um profissional estrategista e analítico associado a um profissional de Growth especialista em design e criação. Isso porque, quando o estrategista cria a estratégia de crescimento do produto ou serviço do cliente, campanha por campanha, precisará de alguém excelente para delegar a parte criativa para uma agência e ter controle total sobre os resultados e a performance dessas campanhas, já que essas dependem diretamente da parte criativa para performar.
Independentemente se o perfil profissional é mais analítico ou mais criativo, existem soft skills fundamentais para trabalhar com Growth, apesar do segmento de atuação. São elas:
Recomendados pelo LinkedIn
COMO MONTAR UM TIME DE GROWTH?
Contrate sempre o skill set acima, em primeiro lugar. As habilidades técnicas podem ser treinadas. Lembre-se disso. Depois, tenha em mente que você precisará de multidisciplinaridade no seu time, englobando habilidades em negócios, marketing, vendas, dados e produtos. Saiba também que, dificilmente, você terá um único profissional com todas essas habilidades - mesmo que tenha, sendo um só, sua capacidade de atendimento com excelência é baixa.
Na Funnil, montamos Squads, cada um atendendo um cliente específico e sendo composto por um profissional de cada área: comercial, Growth-analítico, Growth-criativo, gerente de automação, gestor de tráfego e o líder de projeto (que é o gestor do squad). Todos esses profissionais trabalham com o mindset de Growth, procurando pelas alavancas de crescimento dentro das suas áreas.
TER UM TIME INTERNO OU CONTRATAR UMA EMPRESA ESPECIALISTA?
Percebeu a quantidade de profissionais que, no mínimo, um negócio precisa para o time de Growth? Agora, tente imaginar o quanto custa cada um desses profissionais, tendo em mente a sua formação, a quantidade de cursos investidos, quantos idiomas compreende, quantas ferramentas domina e o quanto de receita ele gera para a empresa em que trabalha.
No caso de uma empresa especializada, além do time ser muito bem treinado e com habilidades de alto nível, você tem certeza do resultado ser positivo, tranquilidade por não ter que fazer a gestão de tantas pessoas internamente e de ter um custo muito menor, pois irá dividir os profissionais com outras empresas.
Caso você tenha receio de se tornar refém de outra empresa nesse quesito, recomendamos que você tenha um profissional interno de sua confiança, independente do segmento que ele atua, e o coloque diretamente em contato com a empresa especialista que você contratou. Também, escolha uma empresa que promova treinamentos à toda a sua equipe interna, elevando o nível dos seus colaboradores. A Funnil sempre treina as equipes internas dos clientes e dissemina o pensamento de Growth em todo o negócio. Os resultados são infinitamente melhores do que os anteriores à nossa contratação e também são perpétuos, mesmo depois que encerramos nossos serviços.
Se bem executado, levar Growth Hacking para o seu negócio resulta em um investimento com grande potencial de retorno para um crescimento saudável e sustentável a curto, médio e longo prazo.
Caso você tenha dúvidas de qual é a melhor estratégia para o seu negócio ou até mesmo se você deve ter um time interno ou terceirizar, conte com a gente! Entre em contato e agende uma conversa com um de nossos especialistas, esse atendimento é uma demonstração totalmente gratuita.