COMO LIDAR COM EMOÇÕES NO TRABALHO

COMO LIDAR COM EMOÇÕES NO TRABALHO

Estava começando uma aula sobre liderança e, de repente, a realidade daquela turma pulou no meu colo: naquela semana, 7 pessoas da empresa (que não é grande), haviam sido demitidas.

Percebi que falar somente sobre teorias de liderança não os ajudaria muito naquele momento. Eles precisavam colocar para fora aquele assunto.

Então uma pessoa me perguntou:

Priscila, como faço para não me emocionar no momento em que demito uma pessoa que é boa colaboradora?

Eu também não sei essa resposta. Não sei não chorar quando o choro vem. Sei, no máximo, pedir licença e sair.

Ocorre que, na verdade, eu não entendo porque precisamos esconder nossas emoções no trabalho se são elas, nossas emoções, que mais verdade mostram sobre quem somos.

(No caso de um descontrole imenso, sugiro que a pessoa saia para respirar e permita-se viver essa emoção de forma mais reservada. Neste caso, acho que vale uma investigação maior e uma busca para verificar o que está por trás da emoção.)

Mas, não vejo problemas num marejar de olhos. Na sinceridade, nas palavras que saem do coração. Uma coisa é dizer “sinto muito” por hábito e outra coisa é dizer “sinto muito” e poder demonstrar ao outro que seu pesar é real.

Especialmente nos momentos difíceis, a forma como se fala com a pessoa pode ser muito importante para que ela se recupere mais rapidamente e possa seguir com sua vida com mais facilidade.

Demitir de maneira seca e sem maiores explicações pode gerar dúvidas na pessoa sobre seu valor pessoal e profissional. E isso pode ser realmente prejudicial no caminho que ela tem pela frente.

Nós, humanos, precisamos estar atentos não à perfeição mas aos momentos em que podemos exercer nossa verdadeira humanidade pois é ela quem traz nosso diferencial enquanto espécie e indivíduo. E que, creio, mais nos ajuda a evoluir.

São oportunidades como esta que nos permitem fazer grande diferença no mundo, fazendo diferença na vida de algumas pessoas. Momentos tão significativos que ficam gravados por anos e levam adiante tanto a pessoa quanto a possibilidade dela fazer o mesmo por outros.

__________________________________________________________________________

Sou Priscila Pizzolante Liske – Trabalho educando e desenvolvendo profissionais, líderes e negócios na CLARI DESENVOLVIMENTO.

Acredito que o ambiente de trabalho é um dos mais ricos para nosso desenvolvimento enquanto seres humanos e que, se nos propusermos a crescer realmente, os resultados serão amplos na maioria dos setores de nossas vidas e contribuindo para gerarem sociedades e empresas sustentáveis e inovadoras.

Acompanhe meu trabalho aqui e no instagram - @claridesenvolvimento

Quer conversar um pouco mais? Vamos tomar um café real ou virtual – entre em contato pelo whatsapp 12.99634.8948.





Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos