Como não ser um idoso antes dos 100: Entendendo as gerações Y, Z e Alpha.

Como não ser um idoso antes dos 100: Entendendo as gerações Y, Z e Alpha.

No encontro de liderança realizado pela Cogna Educação no mês de Fevereiro de 2024, um dos grandes objetivos foi o alinhamento da visão do corpo executivo com as atuais lideranças da empresa. Quando falamos de visão, não é apenas o repasse do que foi escrito no papel para preencher as OKR's do ano, é um alinhamento de cultura e crença quanto o futuro do mercado da educação e evolução da sociedade.

Nada mais certeiro do que a escolha do Dado Schneider , especialista em colaboração intergeracional. Começando a palestra com uma simples porém genial apresentação muda, foi trazendo aspectos de cada geração ao decorrer do tempo, em resumo Dado trouxe uma mensagem muito forte para quem faz produto:

Você não está construindo algo para sua geração, você está construindo algo para as próximas 2 ou 3 gerações e se você não souber quem são e seus respectivos desafios, está fadado ao fracasso.


Dito isto, como está a distribuição populacional e quais são as tendências do mundo?

Em um aspecto mundial dado o comportamento atual, nossa população continuará crescendo em um ritmo desacelerado e com mais longevidade. Desacelerado porque as atuais gerações não querem ter filhos, deixando o crescimento populacional liderado por certos países como a Índia.

Quanto a longevidade, passaremos dos 100 anos com a evolução tecnológica, porém nossa sociedade se comporta como se fossemos viver apenas 80.

Dentro desse contexto, será a primeira vez na história da humanidade que a sociedade conviverá com pelo menos 3 gerações ativas, sendo elas:

  • Geração Y, nascidos entre 1986 até 1996 , os únicos a saberem o que é viver sem internet e que tiveram mais proximidade com a geração X. Hoje estão chegando aos 30 anos e viverão até os 90 ou 100. Estão começando a conquistar o espaço da geração X na liderança e tem o objetivo principal de equilibrar as gerações. Como característica são mais políticos e conseguem traduzir os comportamentos das próximas gerações para geração X. O principal defeito é que demoram muito para agir de maneira transformacional.
  • Geração Z, nascidos entre 2000 e 2010, os primeiros a nascerem no mundo digital, onde a informação não pertence ao mais velho na cadeia hereditária, com acesso irrestrito a todo tipo de informação, criando um mundo completamente diferente, com muito mais urgência para viver e com novas regras sociais. Hoje estão se formando como pessoas entre 14 e 25 anos e certamente viverão além dos 100. São muito mais inovativos, disruptivos, mais rígidos quanto aos seus direitos e com alto senso de urgência. O principal defeito é o equilíbrio emocional, não sabem lidar com o não e estão extremamentes ansiosos.
  • Geração Alpha, entre 2012 e 2024, uma geração completamente conectada com a tecnologia, onde não basta ter acesso a tudo, mas com uma infinidade de conteúdo e velocidade de comunicação. Estão com 0 a 12 anos, saindo da fralda. Não sabem o que são botões na tecnologia, como o Dado gosta de chamar, a geração do Dedinho. Tudo se limita a arrastar pra cima ou pro lado. É realmente a geração completamente nova, que não sabemos ainda os defeitos e qualidades, mas especula-se que serão mais equilibrados que a Geração Z quanto a tecnologia e o relacionamento humano. Provavelmente liderarão a próxima geração a frente da Z.

Assumindo aqui a responsabilidade quanto as interpretações das gerações e um agradecimento ao Dado Schneider pela belíssima aula, vale dizer que estamos falando de uma média das gerações e certamente alguém da geração Z ao ler o resumo dirá "Ok boomer, muito legal você enquadrar toda uma geração complexa em um grupo cheio de estereótipos".

Estão corretos, não é uma lei, apenas uma tendência e entendendo o comportamento dos grupos chegaremos a seguinte pergunta, qual o resultado dessa sopa de letrinhas?

Um mundo completamente novo, 100% digital e com desafios que as últimas gerações não sonhavam em lidar, é impossível ser bem sucedido sem saber as qualidades e defeitos de cada geração, seja para você criar um produto novo ou liderar um grupo cheio de diferenças.

Sabendo que a geração Z já está transformando o nosso mundo e a geração Alpha vem para concretizar esta mudança, cabe a geração Y antecipar a transformação social e se preparar para uma grande liderança, evitando os erros cometidos pelos nossos líderes da geração X.

Para isto a chave da transformação é manter o seu cérebro em uma renovação constante (lendo, conversando, consumindo), ciente de todas as novidades tecnológicas e se esforçando para compreender as mudanças sociais de cada geração, lembrando de não se engessar na segurança do conhecimento passado. Morrerá mais cedo aquele que ficar preso ao passado e não aquele de idade mais avançada.

Com isto em mente, será possível equilibrar a potência da geração Z e garantir que a geração Alpha se desenvolva como nenhuma geração já se desenvolveu antes.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos