Como o conceito de Omnichannel e Digitalização vai impactar na venda de veículos nas Concessionárias no futuro?

Como o conceito de Omnichannel e Digitalização vai impactar na venda de veículos nas Concessionárias no futuro?

A Eurogroup Consulting, parceiro da Nexe TWC na Next Continent, realizou um estudo sobre a situação atual e as tendências de futuro das concessionárias de veículos no mercado Europeu e aqui seguem as principais conclusões:

A internet e a digitalização mudou a forma dos clientes interagirem com as marcas. A indústria automobilística não evoluiu no mesmo ritmo que outros setores, embora os players deste mercado compartilhem a importância do omnichannel. O passo a um processo de compra totalmente omnichannel tomará o seu tempo. No entanto, para diminuir os impactos e efeitos das novas opções de mobilidade que crescem a cada dia e adequar-se as exigências de seus clientes, as concessionárias devem ter em conta uma série de aspectos básicos que garantam uma experiência inesquecível para o cliente.

Customer journey online e offline:

Combinar de uma forma inteligente o online e o offline acelera o processo de compra, uma vez que 90% dos clientes usam o site da montadora ou das concessionárias nos primeiros passos do processo de compra. Mais além, a possibilidade de selecionar, configurar o veículo, fazer um agendamento de test drive e até mesmo pagar o veículo online são aspectos cada vez mais importantes. No entanto, o processo de compra de um veículo é pouco provável que seja totalmente online; e aspectos tais como test drive ainda estão distantes de serem substituídos pelo digital.

Novo conceito de showroom:       

As concessionárias de maior porte deveriam estar localizados nos arredores da cidade, enquanto nos centros urbanos seria o suficiente com uma loja totalmente digital. Esta última opção reforçaria a imagem da marca e ao mesmo tempo ofereceria uma experiência totalmente digital ao cliente. Nestas lojas urbanas, o cliente poderia configurar o carro dos seus sonhos, além de desfrutar de outras atividades, como driving experience, conferências, eventos ou simulações em 3D.

Digitalizar o processo de pós-venda:    

A pós-venda continua sendo a parte mais importante do negócio para as concessionárias, daí a importância da integração online com a offline. Assim, o cliente poderia ser informado em tempo real sobre o status do seu veículo, bem como outras notificações sobre manutenção, conserto ou eventos especiais. Além disso, o processo poderia ser mais rápido se os clientes pudessem pagar através de um aplicativo ou website da concessionária.

Adaptar-se a nova demanda de mobilidade:

A maneira com que o cliente compra produtos e serviços mudou, de modo que as concessionárias deveriam oferecer opções mais flexíveis além das opções de leasing tradicional, CDC e adaptar-se a tendência de mobilidade geográfica que vem surgindo na Europa e no mundo, por exemplo, oferecendo a possibilidade de adquirir um veículo um tempo estimado inferior a um ano; adaptando-se assim aos clientes mais jovens e com um perfil cada vez mais internacional. Ao oferecer mais opções a preços mais competitivos, seria possível diminuir o efeito das tendências de mobilidade alternativa que vem surgindo, como compartilhamento e aluguel de carro por curtos períodos de tempo.

Todos estes aspectos supõem desafios de transformação tanto do ponto de vista dos processos, como da capacitação dos perfis, o que certamente resultaria em uma melhor experiência de compra do cliente.

Se você tiver interesse em receber o relatório completo, por favor, não hesite em contatar-nos: info@nexe.com


Interessante Márcio que o descrito aqui já é realidade e alguns ainda duvidam que pode ser o futuro...

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos