"Como o Feedback Inteligente Pode Transformar o Desempenho da Sua Equipe e Alavancar Resultados"
Olá, Líder! Como andam os negócios?
Hoje, vamos compartilhar de forma objetiva e prática conhecimentos sobre uma ferramenta essencial para qualquer liderança eficaz: o feedback!
Como você está utilizando o feedback? Ele tem sido um aliado na sua liderança ou está se transformando em um vilão? Você o utiliza com frequência?
Escutamos muito falar sobre o “tal de feedback”, mas será que ele realmente funciona?
Depende de como o usamos. Quando aplicado corretamente, o feedback pode ser um grande aliado, promovendo melhorias contínuas. No entanto, se mal utilizado, pode se transformar em um vilão perigoso, capaz de desmotivar sua equipe e prejudicar os resultados.
O termo feedback vem do inglês e significa "realimentar". Nas relações humanas, refere-se ao retorno que damos a uma pessoa sobre algo que ela fez.
Quando usado de forma positiva, o feedback aumenta o desempenho dos liderados, oferece clareza em determinadas situações, acelera o desenvolvimento, corrige comportamentos improdutivos e estimula ações mais proativas e eficazes.
A verdadeira arte do feedback Consiste em fornecê-lo de modo que a pessoa:
Agora reflita: Já se viu numa situação em que, no calor do momento, você grita com um colaborador na frente dos outros por algo que deu errado? Ou aquele momento em que, a portas fechadas, você acaba humilhando o funcionário de forma agressiva? Ao agir assim, você “destrói” a pessoa. Qual será o aprendizado dela nesse momento? Provavelmente, nenhum.
O foco do feedback não deve ser a identidade da pessoa, mas sim o comportamento que precisa ser aprimorado. O colaborador precisa entender qual atitude ou aspecto requer melhoria. Ao descrever a situação, evite palavras negativas como "ruim", "péssimo" ou "incompetente". Muitas vezes, reclamamos em vez de esclarecer, deixando a pessoa confusa sobre o problema real.
Recomendados pelo LinkedIn
Mantenha o foco nos fatos e nas soluções. Agindo dessa forma, seus colaboradores se tornarão mais diretos e proativos ao se comunicar com você — e isso é o desejo de qualquer líder.
Veja o feedback como uma oportunidade de desenvolvimento, e não como um canal para expressar sua raiva ou frustração. Ao final da conversa, certifique-se de que o colaborador compreendeu a mensagem e estabeleça um compromisso de melhoria.
Se o seu feedback cria culpa, insegurança e confronto, você desmotivará sua equipe — especialmente aqueles que têm bom desempenho. Abordagens diferentes são necessárias para colaboradores de alta performance em comparação aos que estão abaixo das expectativas.
Um erro crítico: Quando um colaborador sai de um feedback duvidando de sua capacidade. Infelizmente, alguns líderes são "especialistas" em minar a autoconfiança e a motivação de seus times.
Usar o feedback de forma construtiva e com empatia pode transformar o desempenho de sua equipe e sua capacidade de liderar com excelência.
E lembre-se sempre: "Se você finge que faz, os resultados fingem que acontecem"
Rodynele Mota
Administrador e Palestrante