Como o uso da tecnologia pode impulsionar a área de Facilities e criar vantagem competitiva.
A área de Facilities é cada vez mais valorizada nas empresas, principalmente nas grandes corporações. O profissional é responsável pela gestão de todos os serviços de apoio, desde a manutenção predial até a segurança patrimonial, passando pelo gerenciamento de energia, água e outros recursos. É uma área bastante abrangente e estratégica, que tem um impacto significativo na eficiência dos processos e na experiência dos colaboradores e clientes da empresa.
Para garantir a eficiência e a qualidade dos serviços prestados, é fundamental que a área esteja integrada às tecnologias disponíveis no mercado. Com o uso de soluções de IoT, IA, robótica e outras tecnologias é possível tornar os processos mais eficientes, reduzir custos, aumentar a segurança, melhorar a experiência dos usuários e agregar mais valor ao negócio como um todo. É um desafio constante, mas que pode trazer inúmeras vantagens competitivas para a empresa.
O “guarda-chuva” de Facilities é bem abrangente, desde atendimento até edificações, assim sendo, destaco algumas tecnologias aplicáveis a algumas de suas subáreas, que elevam o patamar da prestação de serviço e contribuem para que o gestor possa fazer um melhor gerenciamento:
É possível verificar que existem muitas tecnologias à nossa disposição, porém, uma questão a ser debatida é que a área de Facilities ainda enfrenta muitos desafios quando se trata de integrar tecnologias de forma eficiente e estratégica. Alguns dos principais problemas enfrentados é a falta de investimentos em tecnologias avançadas e em profissionais capacitados para lidar com essas soluções. Além disso, muitas empresas ainda veem a área de Facilities como operacional e não reconhecem o seu potencial para agregar valor ao negócio.
Recomendados pelo LinkedIn
Arthur Igreja, em palestra na 23ª semana de Engenharia, frisou que “Não existe mais empresa de tecnologia. Por um simples motivo: todas as empresas são de tecnologia”, então, não cabe mais uma visão operacional dessa área. Martha Gabriel em entrevista de 2021 à DocuSign disse que “Não existe organização digital sem colaboradores que fomentem e pratiquem uma cultura digital.” Por isso, é preciso que os profissionais de Facilities contribuam para essa disrupção, que gestores e líderes busquem o conhecimento, adotando uma abordagem contínua de aprendizagem, fomentem as equipes para temas como inovação e melhoria contínua e sejam capazes de apresentar projetos com propriedade à alta liderança, demonstrando o ganho de eficiência e o retorno do investimento que justifique a inclusão de tais tecnologias.
Na era exponencial, é imperativo refletir sobre esse tema e buscar soluções criativas e inovadoras para enfrentar os desafios e tornar a área de Facilities ainda mais relevante e valorizada no contexto empresarial. Ao gestor de Facilties cabe a condução propositiva da área, alinhada à visão de futuro do negócio da empresa, porém, olhando para o mercado e para as transformações constantes e velozes que o cerca.
Se assim como eu, você também é um profissional apaixonado por Facilities, acompanhe as minhas publicações e vamos juntos fazer a diferença!
Especialista em Soluções e Inovações para Setor de Energia e Digital Health
1 aExcelente Takeawais 🤗🚀