As tendências para o mercado de facilities em 2020

As tendências para o mercado de facilities em 2020

Venha conferir com a TIM como pode ajudar sua operação.

Planejar bem as ações fazem com que os processos se desenvolvam da melhor forma possível.

Em pesquisa realizada pela ABRAFAC, em parceria com a GlobalFM e conduzida pela Frost & Sullivan em mais de 40 países, concluiu que o setor está estimado em US$ 1,15 trilhão e ao decorrer dos anos seguirá em crescimento. Essa tendência global é uma estratégia fundamental para o mercado, que corresponde as expectativas relacionadas às demandas, trazendo dinamismo e eficiência.

Para ilustrar esse crescimento e entender as expectativas do setor, a visão da Europa é que o mercado deverá aumentar 14.1% ao ano até 2023. 

Com base em estudos e observações do setor, aqui estão as principais tendências a serem observadas em 2020. Ler Mais...

1 – Sustentabilidade para o edifício

Toda empresa terceirizada deve possuir um compromisso com a sustentabilidade, entretanto, pensar em sustentabilidade de forma verde é algo ainda pequeno para as grandes empresas do mercado de FM. Manter práticas sustentáveis dentro dos processos administrativos e assistenciais podem gerar resultados positivos relacionados a eficiência e redução de custos.

2 – A experiência do cliente

Uma das maiores tendências dos últimos anos para o facilities management é a forma como o serviço é entregue ao cliente. Tratando de um hospital, significa privilegiar cada vez mais a maneira que o paciente desfrutará da sua jornada.

Pensar em uma maneira que o cliente se sinta acolhido em sua estadia, englobando a tecnologia, é um dos fatores mais importantes para o setor.

3 – Big data

O investimento em tecnologia para o mercado está diretamente ligado ao aumento da produtividade das instituições e prestadoras de serviços. Uma das maiores tendências no mercado é o investimento em mobilidade.

O Big Data faz parte desta evolução. Mesmo que sendo um aliado do FM há um bom tempo, finalmente faz jus à sua produtividade com a ajuda de novas ferramentas tecnológicas.

4 – IoT (Internet of Things)

A Internet of Things ou internet das coisas, é uma tendência já presente em diversas vertentes pelos negócios.

Suas aplicações são encontradas nos mais diversos tipos de mercado como por exemplo administração predial e essa é uma das principais tendências para o mercado de facilities em 2020.

5 – Arquitetura + facilities

Unir a arquitetura e a gestão de facilities com o foco nas necessidades e anseios do cliente é uma das soluções para manutenção de uma boa rotina nos edifícios e instituições.

Arquitetos devem contar com a colaboração em forma de consultoria de profissionais que atuam em FM.

6 – BIM

Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção, é uma ferramenta utilizada para os construtores e arquitetos terem um olhar amplo no momento de recolher toda a informação sobre um edifício por meio de modelagem digital.

Mas como se encaixa na gestão de facilities?

Simples! Ele facilita a visualização e faz com que, antes do prédio ser erguido, haja uma prévia dos seus pavimentos. Assim, o gestor FM consegue ter um olhar muito mais detalhista das instalações e sua tomada de decisão é muito mais confiável.

Essas foram as tendências para o mercado de facilities em 2020.

Venha conferir com a TIM como pode ajudar sua operação.


Andres Gil Junior

Key Account Manager | Novos Negócios | Planejamento Estratégico | Executivo de Vendas | Experiência do Cliente | Gestão de Contas e Parcerias Comerciais

4 a

Boa matéria Eva!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos