Como a organização me salvou do caos do dia a dia
freepik

Como a organização me salvou do caos do dia a dia

Ou como consigo conciliar o papel de mãe, profissional, esposa, estudante, irmã, tia e todos os demais sem surtar - tanto.

Eu não poderia começar esse texto sem comentar que muito do que aprendi e tenho aplicado no meu dia a dia tem o dedinho da minha amiga Priscila dos Santos de Brito . Sempre acompanhei seus métodos de longe, sua organização e o fato de colocar tantos projetos no mundo, com muita admiração. Uma vez que eu estava no momento de absorver esses aprendizados, tudo fluiu.

Mas, vamos começar do começo. Uma vez que sempre falamos sobre nossos sonhos para o futuro, a Pri comentou novamente sobre a Thais Godinho e o seu conteúdo criado no Vida Organizada Conteúdo & Educação . Ela jura que já havia me indicado tudo isso anteriormente, mas como boa geminiana que sou, foco não é sempre meu forte. Eu divago com certa frequência, desculpe.

Certo é que, quando parei para pesquisar quem era essa tal Thais Godinho, me encantei. Vi seus vídeos mais antigos, novos, acompanho seus lançamentos e estou me organizando quanto ao tempo, para tirar as certificações que ela oferece.

Pesquisando sobre ela encontrei muita sinergia. Fizemos a mesma graduação (jornalismo), a mesma pós e na mesma escola, com diferença de meses talvez. Ela trabalhava em agência quando começou a pesquisar mais fundo sobre organização e eu já trabalhei em agência também. UAU, super parecidas. O que me levou a olhar com mais carinho para o conteúdo que ela cria, afinal temos os mesmo desafios. Se não exatamente iguais, ao menos muito próximos.

Fora o fato dela amar ler, ter diversas listas de livros, ler sobre auto conhecimento com frequência e compartilhar os aprendizados e já ter me influenciado a consumir diversos conteúdos, mas isso fica para outro artigo.

O que quero mesmo é compartilhar com vocês como eu, adaptando o que aprendi com a Thais, organizo minha rotina. Não raro vejo ou leio sobre pessoas extremamente sobrecarregadas e o quanto isso é um sofrimento. Para além das soluções focadas no individuo, sabemos que muitas coisas não temos controle. Mas para o que temos controle a organização pode ser uma ótima aliada.

  1. Controlar o que se pode ser controladoComo mãe de uma criança de 05 anos, trabalhando desde 2008 com marketing digital e tendo um cachorro eu sei bem que surpresas acontecem, sempre. Lembro inclusive de ter perdido um freela por não ter, veja bem, avisado com antecedência que eu teria um imprevisto. Ao que eu respondi prontamente que não seria possível seguir com a parceria, porque eu não tive um imprevisto, eu vivo no meio dos imprevistos.

Focar nossa energia no que pode ser controlado e não o contrário nos ajuda a investir energia no que realmente está em nossas mãos. Por exemplo, não consigo prever quando minha filha pode ter uma gripe ou resfriado. Mas consigo trabalhar com prazos mais flexíveis, sempre que possível colocando uma gordurinha de tempo entre uma demanda e outra quando possível. Negociar não significa dizer que algo não será feito, afinal será que tudo é realmente urgente do jeito que achamos que é?

Se você é uma pessoa ansiosa e muito preocupada com o que deve entregar e suas demandas, vai curtir essa live sobre o tema.


  1. Planejamento semanal (ou como ser pego de surpresa menos vezes)Como comentei minha lista de tarefas é enorme, para além disso estou sempre fazendo algum curso, estudando o bendito do inglês, planejando atividades com a Celina e tentando ver os amigos (ufa!). Logo o planejamento semanal é o que me mantém calma em relação a tudo aquilo que não estou fazendo no momento.Basicamente, geralmente aos domingos, eu vejo tudo o que eu tenho agendado ou programado para a próxima semana. Minha agenda é meu guia, tudo o que eu preciso fazer está lá. Desde compromissos profissionais até pessoais, seja a aula de pilates, o dia que a Celina tem curso no EMIA ou uma grande reunião que preciso preparar. Tenho blocos de tempo para sair e voltar da aula do pilates, o deslocamento para levar a Celina na escola e o espaço que preciso para preparar o PPT que vou apresentar. É assim que eu consigo ter um histórico de tudo que eu tenho feito ao longo dos meses, onde investi mais ou menos tempo, quais dias fiquei mais ou menos sobrecarregada e isso me ajuda a entender se as demandas que pensei cabem ou não na próxima sprint.Se você quer aprender a fazer seu planejamento semanal, dá uma olhadinha nesse vídeo aqui. Sem exageros, isso mudou realmente a forma como lido com minhas tarefas.
  2. GTD, GTD e mais GTDO conteúdo da Thais é muito influenciado pela admiração que ela possui pelo David Allen, o que eu entendo pois amo o método que ele criou e resumindo muito ele me ajudou demais a pensar em metas. Depois que eu entendi que tenho que focar no que da para controlar (obrigada maternidade!), que eu passei a me organizar semanalmente em relação as minhas tarefas e tirar aquele peso apenas da mente, eu senti falta de pensar metas, desejos e objetivos a curto, médio e longo prazo. É ai que entra o livro GTD. Esse vídeo vai te ajudar a ter um resumo do que ele trata, mas nada como ler o livro e aprender na fonte. Da metodologia eu uso muito os planejamentos mensais e semanais, focando nos horizontes. Tenho muita dificuldade de pensar em planos de longo prazo, pois mudo muito de opinião em relação a quase tudo, mas essa linearidade de pensamento tem me ajudado a construir o futuro que desejo, não apenas ter mas ser.
  3. Falar não é libertador!Não sei vocês, mas eu tenho uma certa dificuldade de falar não. Seja porque acho que a pessoa nunca mais vai querer falar comigo, seja porque eu realmente quero fazer muita coisa ao mesmo tempo. Fato é que não tem como dar conta de tudo e o não é uma ferramenta extremamente importante para manter nossa saúde mental e física também.Se não da para focar em tudo, quais são nossas prioridades?Se não temos tempo de falar com todas as pessoas que conhecemos, quais são as mais importantes e para as quais faz sentido nosso tempo e dedicação?Se a infância dos nossos filhos passa tão rápido, quais memórias queremos construir?Se o burnout está sempre nos observando, como podemos nos recarregar? O que nos energiza?Falar não é mais do que não estar disponível sempre. É abrir oportunidade para nos conhecermos tão profundamente que vai ficar mais claro, a cada dia, o que faz ou não faz sentido na nossa vida. Se você precisa de um empurrãozinho para fizer não, dá uma olhadinha nesse vídeo aqui.

"Conseguimos falar não quando temos um sim muito grande dentro de nós." Stephen Covey

Eu acredito muito no poder da organização. De que estudar sobre como aprender, como fazer melhor determinadas tarefas, como elencar prioridades, nos ajuda a ter uma vida mais leve e feliz.

Acredito também que fugir de pessoas que apenas reclamam sem buscar soluções ajuda, e muito, a ter um ambiente mais gostoso para se trabalhar e desenvolver projetos com significado. O que faz com que todos tenham um nível melhor de satisfação.

A organização não é a cura de tudo, mas é um passo importante.

Se é impossível aprender tudo sobre marketing digital ao mesmo tempo, o que realmente vai fazer diferença no seu dia a dia?

Se não da para entrar em todas as reuniões, em quais sua presença é realmente importante?

Olhar os nossos processos, quase como alguém de fora, nos ajuda a entender os caminhos que nos levaram a situação que estamos e pensar em estratégias que nos ajudem a sair das quais não queremos mais nos manter.

Te convido a olhar sua agenda com carinho, a pensar no tempo que investe em cada coisa, e me contar como foi. Se puder aplicar apenas uma das ações, que seja o planejamento semanal.

Tenho certeza que você vai sentir uma diferença grande em tomar as principais decisões no planejamento e durante a semana apenas seguir o fluxo.

O planejamento nos ajuda a construir, diariamente e tijolo por tijolo, o futuro que sonhamos em ter, já que o amanhã começa hoje.








Bruno Cobbi

💡 Curiosidade não tem idade 🦉 | Promovo Aprendizagem Criativa | Empoderamento Etário | Gestão Humanizada | Inovação Ambidestra | Design de Serviços, Comunidades e Organizações com prêmio ABRADi de criatividade.

1 a

Gente, é absurda a diferença que uma agenda minimamente organizada faz na nossa vida. Pode ser meio chatinho no começo, mas é muito recompensador. 💐

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Caroline Pereira Lima dos Santos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos