Como planejar e agir tendo o digital no núcleo central da organização

Como planejar e agir tendo o digital no núcleo central da organização

Quando pensamos em transformação digital, o que pode vir à mente imediatamente é a presença em redes sociais, ter um site ou um blog. Mas, na verdade, o processo é mais profundo e modificador. A transformação digital consiste em repensar a forma de planejar e agir tendo o digital no núcleo central da organização. Justamente por ser algo que modifica o DNA do negócio, a transformação digital traz consigo obstáculos.

O primeiro deles está em começar a transformação sem fazer a avaliação do negócio, na qual se entenderá em que ponto a empresa está no processo de transformação, como as tecnologias digitais podem auxiliar o negócio, quais processos precisam se reestruturados. O desenho do mapa da jornada do cliente é fundamental para que esse obstáculo seja superado, pois nele estarão as informações sobre esse cliente, tais como quais são suas necessidades, desejos e comportamentos e isso guiará a empresa no desenho da sua estratégia de negócio.

O segundo obstáculo está ligado à essa mudança do DNA da empresa. Mexer no DNA é mexer na cultura e isso acarreta em resistência por parte da equipe, em remodelar a forma de trabalhar e modificar o modus operandi. Não é fácil, admito,mas é vital. Se a liderança expõe para os seus colaboradores com clareza e transparência o porquê dessa transformação, como ela vai beneficiar a empresa e quais são os objetivos a serem alcançados, a cultura digital será abraçada por todos e será vivenciada de maneira orgânica.

Há diversos outros desafios e vamos continuar essa temática por aqui depois, mas, para finalizar por hoje, gostaria de chamar a atenção para a divisão que muitas empresas fazem entre as áreas de negócios e de tecnologia, como se os seus objetivos não fossem os mesmos - criar um legado de sucesso para a empresa. Além de ser prejudicial para a empresa em si, essa segmentação é um percalço no caminho da transformação digital. A organização deve entender que essas áreas precisam estar conectadas e alinhadas, pois agora a questão não é mais se a tecnologia será usada para alavancar o negócio, mas sim de que forma, quando e quão rápido ela será utilizada para escalar o serviço prestado ao cliente e melhorar a sua experiência.

A transformação digital é uma mudança necessária, porém radical. O meu conselho, então, é: abrace essa transformação e seus desafios porque o resultado para sua organização será uma cultura de inovação constante que garantirá sua relevância perante seu cliente e o mercado.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Luan Rodrigues

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos