Como Planejar e Organizar suas Finanças
Você vive endividado e não sabe mais o que fazer? Você provavelmente não teve acesso a educação financeira e não pode aprender como lidar da melhor forma com seu dinheiro.
A culpa não é sua, mas, a partir de agora você precisa tomar uma atitude. Temos publicados diversos artigos sobre como eliminar as dívidas e renegociar as dividas para que você possa se libertar do endividamento.
Esse artigo será feito para você que possui dificuldades para organizar seu orçamento, porém, procura desesperadamente meios para alterar esse estilo de vida.
Terminar o mês no Azul não deve ser uma consequência do acaso. Por meio de um planejamento, você irá organizar as suas despesas e nunca mais chegará ao final do mês sem dinheiro.
1 – Mapear o Orçamento
O primeiro passo para organizar suas finanças é efetuar o mapeamento de seu orçamento. Para efetuar esse procedimento, recomendamos a utilização da Planilha de Orçamento Mensal.
Monitore todos os ganhos e todas as despesas É fundamental não menosprezar os pequenos valores como o cafezinho ou a gorjeta.
Após mapear o orçamento apresente-o aos integrantes da família. Em conjunto, façam uma análise de todos os gastos e verifiquem quais despesas podem ser cortadas ou eliminadas.
Veja algumas dicas para cortar despesas
- Não compre roupas por impulso e pesquise antes de comprar alguma peça.
- Aproveite a iluminação natural da casa, abrindo as janelas e cortinas. Troque as lâmpadas incandescente por fluorescentes ou led.
- Mantenha a geladeira distante do fogão e desencostadas de paredes e móveis. Evite abri-la constantemente.
- Acumule a maior quantidade de roupas possível para passar de uma vez.
- Evite os banhos demorados. Altere a chave do chuveiro do inverno para o verão em dias quentes.
- Não deixe a televisão ligada quando não estiver ninguém no ambiente. Não durma com a tv ligada, programe-a para desligar automaticamente.
- Verifique e mantenha as torneiras sempre fechadas. Caso localize algum vazamento faça a manutenção rapidamente.
Depois do mapeamento inicial é importante estipular limites de gastos para todas as categorias. Esse procedimento é primordial para não chegar ao final do mês sem dinheiro.
2 – Traçar os Objetivos
Dentro do Planejamento Financeiro é muito importante que você defina quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Esses objetivos farão com que você não desvie do caminho de manter suas finanças organizadas. Eles serão os principais norteadores de seu novo estilo de vida.
Ficará muito mais fácil resistir as tentações das propagandas e marketing das empresas. Você não cairá na armadilha do gasto excessivo, pois estará consumindo sempre de acordo com seus objetivos.
Reúna a família e trace os objetivos de todos os integrantes. É muito importante colocar esse objetivo no papel. Pois, um sonho não escrito é somente um desejo.
3 – Eliminar as Dívidas
A maioria dos brasileiros estão endividados, porém, muitos não tem conhecimento de qual seria o valor exato de suas dívidas.
Sem saber o que se deve e para qual credor está devendo, fica muito complicado colocar as contas em ordens.
Por isso, é importante efetuar um levantamento e colocar na Planilha EAD (Eliminar as Dívidas), todos as dívidas que você possui para começar a eliminação.
Comece a pagar as dívidas que possuem bens como garantia como imóveis e veículos, porque esses bens podem ser tomados em caso de inadimplência prolongada.
Depois efetue o pagamento das dívidas que possuem as maiores taxas de juros como o cartão de crédito e o cheque especial.
Os 10 Mandamentos EAD (Eliminar as Dívidas)
- Efetue um monitoramento financeiro mensalmente;
- Gaste menos do que ganha;
- Defina seus objetivos de curto, médio e longo prazo;
- Economize uma parte do que ganha para eliminar as dívidas;
- Economize uma parte do que ganha para constituir uma reserva de emergência;
- Evite entrar no rotativo do cartão de crédito (não pague o mínimo da fatura);
- Evite usar o cheque especial;
- Procure comprar à vista e com desconto;
- Evite emprestar seu nome a terceiros;
- Consuma somente produtos e serviços que agregue valor a sua vida.
4 – Criar um Colchão de Emergência
Um dia você acorda e faz sua rotina normal para o trabalho e, de repente, descobre que é seu último dia, pois foi mandado embora. Você possui diversas despesas e depende desse salário para viver. O que fazer agora?
A Reserva de Emergência é criada justamente para esses momentos de imprevisto que podem desestabilizar qualquer orçamento.
Podemos citar como exemplos alguns imprevistos.
- Problema grave de saúde
- Divórcio
- Acidente de transito
- Reparos emergenciais na residência
- Perda do trabalho
É primordial efetuar um planejamento financeiro e incluir a reserva de emergência para esses imprevistos financeiros.
Estipule pelo menos de 6 a 12 meses de sua renda mensal. Caso perca o emprego você teria tempo suficiente para manter o orçamento equilibrado enquanto procura por outra colocação.
Conclusão
Os passos apresentando são muitos simples de serem seguidos, porém, para atingir o objetivo proposto, será necessário muita dedicação e compromisso.
Pode ser que a velocidade para eliminar as dívidas seja diferente entre as pessoas. Umas podem demorar um pouco mais, enquanto outras podem levar menos tempo.
O importante é que chegarão ao mesmos lugar, então qualquer esforço despendido o deixará muito mais longe das dívidas e muito mais perto de realizar os seus sonhos.
Baixe GRÁTIS o nosso eBook 3 Dicas Simples para Eliminar as Dívidas.
Você tem interesse em saber mais detalhes sobre como organizar o seu orçamento? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo.