Como planejar o futuro financeiro dos filhos?
O futuro financeiro dos filhos talvez não seja sua maior preocupação. Afinal, você já faz tudo para o presente deles, certo? Para falar a verdade, educação financeira é uma pauta relativamente recente. Pois, nós não éramos uma nação que se preparava para o futuro. Por isso, confira a seguir, dicas que separamos especialmente para você, que pensa no futuro financeiro dos filhos.
Dicas de como planejar o futuro financeiro dos filhos
1. Seguro de vida
Provavelmente, o seguro de vida não passou pela sua cabeça quando falamos sobre planejar o futuro financeiro dos filhos. Afinal, você quer estar aqui para ver esse futuro acontecer, certo? Na verdade, o fato é que não podemos garantir que nada vai nos acontecer. Por exemplo, quem vai pagar as contas, lidar com os gastos com educação e saúde, cobrir os custos com alimentação e outras necessidades? Por isso, pensar em como garantir a segurança financeira da sua família caso você venha a faltar é uma prova de preocupação com o bem estar de quem você ama.
2. Previdência Privada Infantil
Ao mesmo tempo, pense em investir em uma previdência privada infantil. Ou seja, um investimento de longo prazo, onde você pode fazer aplicações financeiras durante os anos. No futuro, o valor aplicado poderá ser retirado para que ele alcance seus objetivos. Aliás, já vamos falar mais sobre isso.
Recomendados pelo LinkedIn
3. Reserva de emergência
Por outro lado, essa reserva tem outro foco, que é evitar ficar completamente sem recursos em caso de um revés financeiro. Dessa forma, você não retira fundos da previdência privada.
4. Educação financeira
Ao planejar o futuro financeiro dos filhos, ensiná-los como lidar com o dinheiro talvez seja uma das dicas mais importantes. Afinal, de nada vai adiantar ter os recursos se utilizá-los de forma errada. Então, fale com os seus filhos sobre dinheiro. Ao mesmo tempo, dê o exemplo, montando sua reserva de emergência e usando os recursos financeiros de forma inteligente.
5. Tenha objetivos claros para esse dinheiro
Anteriormente, destacamos que o dinheiro que você aplica pensando no futuro financeiro dos filhos vai ajuda-lo a alcançar objetivos. Pois, é importante que esse objetivo seja traçado desde já. Afinal, sem ele, é bem possível que a motivação esfrie e os fundos acabem sendo usado fora do tempo e para outros propósitos. Por isso, estabeleçam um alvo e já façam uma conta de quanto será necessário para alcançar essa meta até que seu filho complete 18 anos. Dessa forma, vai ficar claro quanto você deve guardar mensalmente e o que esse dinheiro vai pagar.
Por que pensar agora no futuro financeiro dos filhos?
Bom, você é o responsável por guiar seus filhos até que possam cuidar de si mesmos. E esse caminho envolve gastos. Por isso, planejar com antecedência o futuro financeiro dos filhos é uma forma de mostrar seu amor por eles. Se você quer saber mais sobre educação financeira, fale comigo!