Como a prática de SAM é exercida no Brasil
Uma visão sob a ótica do gestor de ativos de software.
A KPMG conduziu uma pesquisa em 2015 com as maiores companhias do Brasil e centralizou suas análises sobre o ambiente de TI relacionado ao Gerenciamento de Ativos de Software - Software Asset Management (SAM) . Os números da pesquisa revelam que boa parte das empresas possui um campo extenso para explorar e aproveitar as oportunidades identificadas.
A prática de Gerenciamento de Ativos de Software visa não só à redução de custos como também à mitigação de riscos relacionados à propriedade e ao uso de software ao longo de todos os estágios de seu ciclo de vida.
Para que essa utilização de tecnologia fique alinhada com a estratégia de produtividade e as reduções de custos, é primordial que exista uma gestão efetiva sobre seus ativos de TI e, principalmente, sobre os ativos de software que correspondem, em média, ao percentual de 20 a 35% dos custos anuais em TI.
Dentre as respostas coletadas, foi possível sinalizar os principais tópicos da seguinte forma:
- As auditorias dos fornecedores vêm aumentando nos últimos anos e o resultado é que grande parte possui licenças adquiridas em excesso ou instalações em excesso;
- A complexidade das métricas de licenciamento dos diversos fornecedores ainda é um desafio para as empresas. A maioria destas realiza o controle dos ativos de software de forma manual. As empresas que utilizam ferramentas de controle de hardware e software também revelam que as informações obtidas são imprecisas e, mesmo assim, continuam utilizando-as para realizar negociações com os fornecedores de software;
- Um pouco mais da metade das empresas diz que possui políticas formalizadas de gerenciamento de ativos de software, assim como um profissional dedicado ao tema;
- A aderência a políticas e processos, como bloqueios de instalação de softwares indevidos, aquisição centralizada de licenças de software e análises no impacto em licenças no momento da aquisição de novas máquinas são pontos citados na maioria dos respondentes;
- Enquanto a vitualização é algo bem consolidado na maioria das empresas, a utilização de cloud computing ainda é pouco evidente.
Com esse contexto evidenciado, nota-se uma necessidade nítida por parte das empresas em aprimorar os conceitos de Software Asset Management (SAM) para que cada vez mais exista um equilíbrio saudável entre licenças adquiridas e utilizadas, possibilitando redução de custos e mitigação de riscos em autuações por parte dos fornecedores.
É parte da evolução do tema a adoção de processos eficientes, bem como a implementação de ferramentas eficazes de gestão de ativos de software (uma alternativa pode ser a utilização do serviço SAM)."
A CAAD com o SLM oferece a implementação eficaz de gestão de ativos, para maiores informações entrar em contato através do e-mail comercial@caad.com.br ou pelo telefone 3862-2423.