Como Preencher a Lacuna entre as Diferentes Gerações nas Organizações
Você já deve ter notado que diferentes gerações estão trabalhando juntas dentro das empresas e isso é cada vez mais comum. Então pense em um recém-formado trabalhando para alguém com idade suficiente para ser seu avô, ou em um gestor com cerca de 30 anos de idade gerenciando um colaborador com o dobro da sua – essas duas cenas ilustram bem os atuais ambientes de trabalho.
Isso aconteceu porque a geração dos “Baby Boomers” está trabalhando por mais tempo e as novas gerações estão chegando ao mercado de trabalho diariamente – Gerações X e Y, e em breve a Z.
"O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram." - Jean Piaget
> Mas quais os benefícios e desafios disso?
A diversidade cria um ambiente mais balanceado. É claro que diversidade não vem só da diferença de idade, mas também da diferença de perfil. Mas cada geração traz sua própria experiência, perspectivas e vigor.
Contudo existem desafios potenciais, como profissionais mais novos gerenciando profissionais mais velhos, problemas na transferência de conhecimento, problemas de seleção, e divergências na comunicação.
Cada vez mais empresas gigantes começam a entender como tirar proveito dessa situação, o que cada um tem a oferecer de positivo, chegando assim a melhores resultados e profissionais mais felizes.
Conhecer as similaridades também pode auxiliar e muito, como os valores. Isso pode ajudar a identificar a causa raiz (como diria Ishikawa) das diferenças, desentendimentos e conflitos no ambiente de trabalho.
E ainda sim dá pra criar um ambiente neutro¹ para todas as idades. Quer saber como?
- Entenda as diferenças entre as gerações e não finja que ela não existe. Perceba que existe a necessidade de servidão até a inclinação à independência.
- Crie uma cultura que atraia diferentes gerações. Trabalhe em equipe e encoraje o compartilhamento de visões e individualidade. Além disso, a área de seleção pode mesclar os candidatos.
- Encoraje o desenvolvimento através de networking e mentoria. A transferência de conhecimento entre as gerações é essencial para uni-los, além de desenvolver ambos profissionais – um aprendendo com o outro.
- Comunique de forma a motivar cada geração. Os mais velhos preferem comunicação informal enquanto os novos preferem textos e e-mails.
Praticando essas dicas, pode estar certo que o resultado será de retenção de pessoas, pessoas mais qualificadas e um melhor ambiente de trabalho. Todos só têm a ganhar nesse processo – tire vantagens dele!