É possível ter gerações tão diferentes trabalhando juntas em um mesmo lugar?

É possível ter gerações tão diferentes trabalhando juntas em um mesmo lugar?

De um lado, temos pessoas vivendo por mais tempo e se aposentado cada vez mais tarde. Do outro, jovens começando a vida profissional mais cedo, o que faz com que gerações completamente diferentes convivam nos ambientes de trabalho. 

Nesse cenário, existe um novo problema enfrentado pelas organizações: o preconceito etário. Julgar a capacidade profissional de alguém por causa da idade pode nos levar a tomar decisões ruins. 

E não pense que são apenas os jovens que passam por isso com dificuldade de conseguir o primeiro emprego. Profissionais mais seniores, com longas carreiras construídas em outras empresas, também têm dificuldade em se recolocar profissionalmente ou até mesmo se manter onde estão.

Você já parou para pensar na oportunidade que estamos perdendo ao não colocar gerações diferentes para trabalharem juntas?

É possível incentivar a inovação tendo a experiência de quem já está há mais tempo no mercado de trabalho como ferramenta para pensar em soluções. Isso porque ter várias gerações procurando juntas por soluções faz com que pontos de vista diferentes sejam explorados, o que aguça a criatividade.

É claro que existem desafios, mas é possível fazer com que essas gerações trabalhem juntas e de forma colaborativa.

A primeira coisa a ser feita é criar um ambiente seguro de comunicação. Todas as pessoas precisam ouvir e serem ouvidas. É importante incentivar a comunicação e mostrar que todos têm oportunidade para sugerir e questionar, independentemente da experiência.

Além disso, os funcionários precisam perceber que oportunidades de crescimento e desenvolvimento estão relacionadas à performance dentro da empresa e não à idade.

Por fim, incentivar o compartilhamento de conhecimento faz com que as pessoas entendam o valor de aprender algo novo uns com os outros, mesmo que sejam coisas simples, como usar uma tecnologia de comunicação ou aprender sobre um processo já bem estruturado na empresa.

Para alguns gestores, pode ser difícil gerir uma equipe intergeracional, mas para aqueles que aceitam o desafio, os ganhos são com certeza satisfatórios não apenas para a empresa, mas principalmente para as pessoas envolvidas nesse processo.

Nesse TED, Chip Conley, fundador da primeira “escola de sabedoria da meia-idade” mostra como é possível gerações tão diferentes aprenderem umas com as outras no ambiente de trabalho. Chip Conley: What baby boomers can learn from millennials at work -- and vice versa | TED Talk

#EquipeIntergeracional #geraçãoZ #liderança #inclusão

Na One Investimentos vivemos para gerar conexões estratégicas entre as pessoas e o mercado financeiro. Para isso, oferecemos as mais eficientes soluções financeiras, com a intermediação do BTG Pactual e profissionais que entendem as reais necessidades de cada um, buscando oportunidades, ampliando os horizontes e promovendo o crescimento mútuo. Trabalhamos para superar nossos próprios limites, com uma equipe preparada para atender cada cliente de forma personalizada e exclusiva. Temos sede de crescimento e evolução para proporcionar sua melhor experiência no mercado financeiro.

Somos uma equipe apaixonada pelo que faz, em busca de relações duradouras superando expectativas através de soluções financeiras.

Conheça as nossas posições em aberto!

Maria Fernanda Vieira Lopes, CFP®

Sênior Partner | ONE Investimentos | BTG Pactual

2 a

Sou parte desse ambiente intergeracional e amo a troca de conhecimentos diária que temos! Enriquecedor e motivante para todos!

Liège Flora

Acesso à Cannabis Medicinal no Brasil, trazendo mais qualidade de vida emocional, física e mental ao paciente.

2 a

Concordo plenamente, Rafa.

Estar aberto para ouvir e aprender com a troca do dia a dia, independente de geração, é fundamental pra construção dos times! Excelente artigo.

Rafael Mourão, CFP®

Sócio-fundador na One Investimentos

2 a

Boa Leandro! Seguimos aprendendo com você e evoluindo juntos!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos