Como a redação mudou a minha vida

Como a redação mudou a minha vida

Me lembro quando, aos 16 anos, fiz minha primeira redação "oficial". Me dediquei muito, segui todas as regrinhas e revisei mil vezes. Entreguei à professora e anunciei para minhas amigas: Se eu tirar nota máxima nessa redação, vou fazer Jornalismo. A nota chegou e aquele dez fez meu coração acelerar. “Caramba! Eu? Jornalista?”. Mal sabia eu que estava prestes a mudar.

O ensino médio foi chegando ao fim, mas as dúvidas pareciam só aumentar. E foi pesquisando sobre jornalismo que tive meu primeiro encontro com aquela que mudaria todos os meus planos: a publicidade. Foi paixão à primeira vista! Aquele sim parecia o curso perfeito pra mim. Eu poderia ser criativa, fazer textos com maior liberdade e o melhor, poderia trabalhar em várias áreas e empresas diferentes. Que sonho!

Cheguei na Unisinos e, na disciplina de Redação Publicitária, comecei a escrever da mesma forma que estava acostumada nas redações escolares e tive uma grande surpresa: aquilo não era redação publicitária! Como assim? Então o que era afinal? Naquele momento percebi que eu deveria esquecer tudo o que eu sabia sobre redação e me reinventar. Eu precisava estar preparada não para textos enormes com 5 parágrafos de 8 linhas, mas muitas vezes para pequenas frases, ou mesmo duas ou três palavras que fizessem o sentido certo, no momento certo, para a pessoa certa.

Aquilo tudo parecia loucura! Como passar uma mensagem complexa em tão poucas palavras? Será então que meu destino não teria sido me dedicar ao texto jornalístico? Apesar do medo do fracasso, não desisti. Quatro anos depois, na primeira agência em que trabalhei, tive o orgulho de ter uma frase minha pintada em um muro no centro da cidade. Era época de Natal e fizemos uma campanha incrível envolvendo crianças carentes, muita tinta e um muro para ser colorido. A frase era: Seja a inspiração. Acredite!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Foi um divisor de águas na minha carreira. Naquele momento, entendi que o meu trabalho poderia impactar outras pessoas. Melhor ainda: que poucas palavras poderiam impactar milhares de pessoas! E foi então que entendi o verdadeiro propósito da redação publicitária. E, mais do que tudo, foi onde percebi o meu propósito de vida: impactar pessoas.

Desde então, apesar de muitas voltas, mudanças, trocas e reinvenções de mim mesma, tenho seguido com esse propósito. Já passei por muitos lugares e sei que impactei muita gente. E, claro, fui impactada por muitas delas. De algumas, inclusive, levo comigo expressões pessoais e frases que me marcaram para sempre. Tudo o que sei hoje é que quero ainda mais. Mais impacto social. Mais mudanças. Mais versões de mim mesma. Hoje, mais do que nunca, acredito naquela frase que mudou a minha vida.

#redacaopublicitaria #publicidade #carreira #criatividade #unisinos


Lembro bem da arte! 😊

Rodrigo Baumel

Analista de Dados | ETL | BI | Python | SQL | Scraping | Estatística | Algoritmos

5 a

Amei o texto, linda história. Você me inspira muito, tenho orgulho da pessoa que você é. Continue sendo essa pessoa maravilhosa, continue inspirando as pessoas ao seu redor tanto no profissional quanto no pessoal. Você pode tudo, Acredite!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos