Como se adaptar rapidamente e salvar seu negócio

Como se adaptar rapidamente e salvar seu negócio

"Não vou me adaptar" música do Titãs que tanto cantamos.

Tenho pra mim que tudo o que dissermos repetidas vezes acaba influenciando na nossa maneira de pensar e agir, por mais que seja uma simples música.

Essa música influenciou muitos da geração que agora está na fase de vida de fazer suas empresas crescerem, ou pelo menos, daqueles que "estão na obrigação" de fazer suas empresas crescerem, pois já tem uma idade que "ou vai ou racha".

A minha impressão é de que as pessoas dizem que se adaptam e mudam mas isso é feito de maneira muito sutil e de maneira tímida.

Uma das soluções para isso é o trabalho criativo.

Veja o que Fábio Trierveiler, Gerente de Transformação Digital:

"Muitas pessoas pensam no trabalho criativo como algo solto, desorganizado, como se estruturas matassem a criatividade. Entretanto, o processo criativo pode e deve ser estruturado; esse é um ponto importante. Ao contrário da cena presente em um estereotipado local de trabalho criativo, esse processo não engloba somente algumas pessoas sentadas em uma mesa colando notas adesivas nas paredes; ele é muito maior que isso.

Nessa busca por estruturar esse processo de criação para responder a essas mudanças e para que a empresa esteja sempre atualizada conforme as necessidades dos clientes, existem algumas metodologias, frameworks e maneiras de pensar que objetivam justamente criar essa adaptabilidade necessária; dentre elas, está o design thinking, a lean startup e o lean inception"

Se esses termos te causar um pouco de ojeriza, simplifique, faça do seu jeito, mas faça e promova mudanças e adaptações.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Tiago Ortolani

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos