Como se motivar em meio a tempos difíceis?

Como se motivar em meio a tempos difíceis?

Muitas vezes nos pegamos em meio ao mar de problemas que passamos em algumas fases da vida. Várias vezes me pego lendo frases motivacionais ou ainda frases que as nossas conexões de redes sociais nos enviam. Mas não há como negar que por diversas vezes somos assolados com pensamos negativos do tipo "Ah nada dá certo para mim" ou então "Poxa vida já estou em uma situação onde não vejo mais saída". Realmente não estou dizendo que é fácil, também estou buscando novas oportunidades há mais de 8 meses e não encontrei nada que seja agradável e que eu possa contribuir. Muitos devem pensar, como assim você quer escolher emprego? É mais ou menos.... Vale lembrar que você sendo formado, por exemplo, em engenharia iria ficar feliz trabalhando em telemarketing? Aposto que não... O emprego é uma mão de via dupla e você precisa acreditar nos valores da empresa assim como ela está buscando acreditar nos seus. Isto é um dos pontos chaves para a motivação, afinal você está em busca de algo que no mínimo se dedicará 6 horas por dia então é preciso gostar e ver sentido no que está se propondo a fazer.

Outro ponto de motivação, ao menos para mim, é encontrar algo que realmente lhe dê prazer em fazer e algo que você será desafiado constantemente para superar os desafios. Eu encontrei isso através das corridas de rua (hoje já sou meia-maratonista - corredor de distâncias até 21 km)  e também através da aprendizagem da música para tocar um instrumento - o violão, que vez parte da minha infância, mas sem nenhum sucesso.

A corrida de rua, você começa geralmente fazendo algumas caminhadas no parque, depois se inscreve em uma corrida de 5 km (normalmente aceitando o convite de um amigo que insiste para que você possa ir correr), depois de algumas provas vai tomando gosto e se desafiando para distâncias maiores 6 km, 7 km, 8 km e 10 km até que começa a ver o quanto um passo de cada vez pode te levar longe. A ir além do que você mesmo falava - principalmente que não era capaz - derrubando cada uma das barreiras impostas. E começa a sentir uma força que vem de dentro, que te torna mais forte, perseverante, guerreiro, determinado, com vontade e atitude. Isto pode perfeitamente ser utilizado no ambiente de trabalho, se a empresa der este tipo de abertura. 

Já a música traz uma ligação com a sua alma, com aquilo de mais puro que temos que são os sentidos, as cordas do instrumento passando pela suas mãos e fazendo sair um som mágico - claro que apenas quando você acerta as notas rsrs - mas é algo que mostra um ponto de fuga deste mundo tão digital que vivemos.

Bom espero que tenham gostado do meu primeiro texto, o meu intuito é conseguir escrever a cada 15 dias sobre assuntos diversos, mas que possam ajudar você a refletir sobre a sua vida e sua carreira. Não deixe de comentar.

Créditos da Foto:Theo Ribeiro/ Fotoarena

Isabel C Franchon

Consultoria - Coaching - Mentoria - Psicanálise - Treinamentos

8 a

Muito bom! Gostei das suas colocações transpostas do esporte-arte para o trabalho.

Thais Silva

Especialista em Gestão de Pessoas e Processos | Construindo Equipes Alinhadas e Processos Eficientes

8 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Mateus Toledo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos