Como se posicionar bem no YouTube, o segundo maior motor de buscas da web

Como se posicionar bem no YouTube, o segundo maior motor de buscas da web

O YouTube é hoje considerado o segundo maior motor de busca na Web. É o terceiro site mais visitado na Internet, de acordo com a Alexa e SimilarWeb. Pesquisas por vídeos ensinando usuários a "como fazer" coisas estão crescendo 70% ao ano. Também não é segredo que o conteúdo de vídeo é mais envolvente do que uma página de texto e pode ser muito mais informativo. A popularidade e o alcance do YouTube também cresceram por sua inclusão pelo Google nas buscas web e de vídeos para fazer frente ao recente extraordinário crescimento do uso de vídeos na plataforma Facebook.  

São vários os motivos portanto para você estar atento à correta utilização dessa plataforma em seu negócio e, mais do que isso, como maximizar a sua visibilidade no YouTube para aproveitar ao máximo essa demanda.

 

Fatores de Ranqueamento no YouTube

Os fatores de ranqueamento no YouTube são bastante simples e muito parecidos com os de uma página na web. Veja a seguir quais são eles:

1 - Metadados

Títulos de vídeo, descrições e tags são os fatores primordiais. Inserção de palavras-chave é muito importante em todos os três elementos. Semelhante a otimização de título da página da web, você deve colocar as palavras-chave sempre que possível nos títulos de seus vídeos. Certifique-se de incluir links para seu site e perfis sociais em descrições de vídeo para ajudar os usuários a navegar facilmente para o seu site.

2 - Qualidade de vídeo

O YouTube destaca vídeos HD em resultados de pesquisa. Alta definição é um elemento essencial para a experiência do usuário. Vídeos de baixa qualidade irritam e você não só vai perder visualizações e assinantes como também pode obter avaliações negativas que influenciarão sua posição no ranking de buscas.

3 - Visualizações, curtidas e compartilhamentos

Rankings de vídeo do YouTube são afetados pelo número de visualizações, curtidas, compartilhamentos e links que apontam para o vídeo. Aqui estão algumas maneiras de distribuir seu conteúdo de vídeo e aumentar esse número de links: compartilhar em todos os seus perfis sociais, newsletters, site, em publicações de seu blog, etc.

4 - Thumbnail (miniatura)

Personalizar o thumbnail do seu vídeo pode ajudar a aumentar a sua CTR (taxa de cliques) e a quantidade de visualizações. Para cada vídeo, você tem a opção de fazer upload de uma miniatura personalizada. A imagem deve ser de alta qualidade (640 x 360 pixels mínimo, 16: 9), vibrante e atraente. 

5 - Anotações 

Anotações permitem que você realce o texto em um vídeo. Este texto pode conter notas de vídeo adicionais, chamadas para ação e links para outros vídeos relacionados. Você pode usar esse recurso para pedir que os usuários curtam e compartilhem seu vídeo. O YouTube recentemente expandiu anotações, adicionando o recurso Cards. Leia mais sobre esse recurso clicando aqui.

6 - Legendas

O YouTube permite que você adicione legendas aos seus vídeos. Este recurso abre o seu conteúdo para um público maior, incluindo deficientes auditivos ou aqueles que falam outros idiomas. E o melhor: as legendas são rastreáveis pelos motores de busca! Isso leva o seu vídeo para um nível acima em uma perspectiva de ranking. Observe porém que o recurso de legendas automáticas do YouTube não é perfeito, e você terá que fazer as devidas correções.

E seu canal do YouTube está oimizado para aparecer bem posicionado no resultado de buscas da plataforma? Não? Então chame a Contenuti. Clique aqui e envie-nos uma mensagem através da página Fale Conosco do nosso site. Entraremos em contato para marcar uma reunião.

 

Fonte: Search Engine land - Tony Edward

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alexandre Oliveira 🌈

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos