Como ser grato mesmo em tempos difíceis
Na época em que eu cursava graduação em Psicologia, minha vida não era nada fácil. Trabalhava mais de quarenta horas semanais em uma empresa, fazia vários extras e também vendia cosméticos, tudo isso para conseguir pagar a universidade e sobreviver. Eu nessa época eu tinha uma Honda Biz.
Dias chuvosos, para pessoas que possuem carro, na maioria das vezes não é tão ruim. Isso geralmente tem pouca importância na vida de quem possui um automóvel. Porém, para quem utiliza como meio de transporte bike, moto ou mesmo para quem anda a pé, a chuva é um fator importante que irá influenciar todo o seu dia.
Sendo assim, neste período, eu percebia e sofria muito nos dias de chuva e frio. Se você não tem carro, vai concordar comigo: sempre chove nos períodos que você precisa sair. Pois bem, eu era acostumada a sair do trabalho, tomar “aquele banho” e chegar à faculdade ensopada, pois não dava tempo de ir em casa trocar de roupa.
Em um dia de muita chuva, parei para comer antes da aula em uma lanchonete próxima ao meu trabalho. Durante o lanche, fui conversando com a dona do estabelecimento – a Vildes. Desabafei sobre a dificuldade em dias de chuva, o cansaço com rotina dupla de trabalho, os problemas financeiros, entre outros. Ela me ouviu com atenção e, com um olhar simpático, disse: “Ivana, isso faz parte, mas olhe só, você está estudando. Você tem a oportunidade de fazer uma faculdade, privilégio que muitos não têm. E eu tenho certeza que um dia você vai estacionar aqui com carro e vamos rir lembrando os dias chuvosos na Biz”.
Eu tive que concordar com ela e aprender a olhar para minha situação de outra forma. Essa conversa me entusiasmou a perseverar diante das dificuldades e ser mais grata pelas coisas boas da vida. Como a Vildes previu, hoje tenho um automóvel e, consigo rir e sentir saudades dos banhos de chuva a bordo da Biz.
Em uma “simples conversa”, aprendi que falar pode aliviar dores emocionais, aprendi que diante das dificuldades sempre possuímos coisas boas para agradecer. E é através das dificuldades que amadurecemos e aumentamos nossa “musculatura” emocional. Resumindo: ficamos mais fortes.
Está passando por dias chuvosos? Às vezes, perdemos muito tempo olhando para algumas coisas que não estão dando certo em nossas vidas e nos esquecemos de observar a infinidade de coisas contribuindo a nosso favor. Está na hora de começarmos a olhar para a vida com gratidão a Deus pelas maravilhas que nos proporciona. Ninguém é tão miserável a ponto de não ter nada a agradecer.
Diamante Geração de Energia
4 aJá andei muito de biz, já tomei muito banho de chuva, e já passei muito frio de encarangar o nariz, socorro! Mas tudo foi para um proposito maior, conseguir pagar a faculdade, me formar sem dívidas, e hoje também sou grata por tudo que vivi. Abraço Ivana. Me identifiquei aqui.
HUMAN RESOURCES COORDINATOR | TALENT ACQUISITION | PAYROLL AND BENEFITS
4 aMe identifiquei com esses tempos chuvosos na faculdade, é bom lembrar que a chuva vem mas sempre vai embora e depois vem dias lindos de sol. Parabéns pelo artigo.
Analista de Serviços de TI na Softplan | Certificação Sisnema
4 aUAL!!! Nossa Ivana, você me fez reviver os meus momentos de Honda Biz bons e ruins e vários com a Ediviane Gonçalves Nunes. Analisando o que você escreveu e o que estamos passando realmente as vezes esquecemos de agradecer pois a vida sempre nos deixa um aprendizado. Admiramos muito você né Michel Zanella Beijos!!!